Com duração de 20 meses, curso
vai preparar profissionais para atender segmento em expansão
Curitiba é hoje a quarta capital do Brasil em volume de negócios
no mercado de luxo. Segundo pesquisa da GFK e da MCF Consultoria, em 2009,
apenas 8% dos executivos do setor citavam a capital do Paraná como mercado
promissor. Em 2010, o número saltou para 22%. Em termos de importância no ramo,
a cidade perde apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Para preparar
profissionais que atendam a esse mercado, o Centro Europeu lança no próximo dia
3, o MBA em Gestão do Mercado de Luxo. O programa, em parceria com a Maison du
Luxe e a Uninter, é o primeiro do sul do País. Com duração de 20 meses, o MBA
terá carga horária de 528 horas semanais. Entre as disciplinas estão Percepção
de Luxo (módulos básico e avançado); O Mercado de Luxo no Brasil; Cultura do
Luxo: Origem, Evolução e Conceitos; A Gestão das Marcas de Luxo; Antropologia do Luxo; e Falsificação,
Marcas, Patentes e Franquias. O curso também oferecerá visitas técnicas a
marcas importantes do mercado nacional e internacional.
Segundo Claudio
Diniz, coordenador do curso, a grade curricular foi construída a partir das
necessidades profissionais desse setor, após consulta feita junto a gestores e
executivos do segmento. "O MBA vai preparar as pessoas que já trabalham ou
que desejam trabalhar neste mercado. E mercado de luxo não é só moda, mas
também construção civil, alta gastronomia, hotelaria e beleza, como o segmento
de cosméticos", explica. Por isso, o MBA vai atender a diversos
profissionais, como designers, economistas, administradores, relações públicas,
publicitários, jornalistas, chefs e outros.
Diniz lembra que
Curitiba tornou-se estratégica neste mercado. Estudo de 2010 do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a capital paranaense é a que
mais tem veículos de luxo por habitante. Desde o ano passado, a cidade já conta
com lojas das marcas Louis Vuitton, Prada, Burberry e Armani. O residencial
Palazzo Lumini, um dos mais novos empreendimentos imobiliários da cidade, vai
contar com 29 apartamentos com 1.440 m2 de área total cada e 874 de área
privativa, em uma torre de 36 pavimentos. Piscina exclusiva para cada unidade,
campo de golfe, serviço de gastronomia 24h, spa e heliponto completam a
estrutura. O valor de cada apartamento, segundo informa a revista Istoé
Dinheiro, é de R$ 14 milhões.
"Quando se fala
em luxo, se pensa em ostentação e glamour, mas luxo é também gestão",
destaca Diniz. "Quem trabalha neste mercado tem de ter os pés no chão. É
preciso estar atento aos pequenos detalhes, porque as expectativas do cliente
deste mercado são muito altas e o profissional tem de estar preparado para
isso", analisa.
Professores:
O corpo docente é uma
das forças do curso. Entre os profissionais do segmento selecionados para
lecionar estão nomes como Pascal
Portanier, PhD em Luxury pela Universidade de Nice, na França e
professor do London College of
Fashion; Clotilde Perez, PhD em Semiótica pela PUC-SP; Artur Grisanti
Mausbach, doutor pela Escola de Arte e Design da Royal College of Art, de
Londres, Inglaterra; Susane Garrido, reitora da Universidade Estácio; Sonia
Helena Santos, que coordenou por nove anos o MBA Gestão do Luxo da FAAP; João
Braga, referencia em moda no Brasil; André D’Angelo, autor do livro Precisar não precisa; e Kathia Castilho, autora do livro O novo luxo.
O Centro Europeu já
possui um curso regular voltado à Gestão do Luxo, com duração de um semestre e
84 horas semanais. “O MBA é um passo além na formação dos profissionais desse
mercado, com um caráter de especialização lato-sensu,
de modo a preparar academicamente os profissionais que desejam se inserir neste
setor em franca expansão”, completa Carlos Sandrini, presidente do Centro
Europeu.
MBA em Gestão de
Mercado de Luxo
Duração: 20 meses
Mensalidade: R$ 1.990,00
Onde: Centro Europeu – Rua Brigadeiro Franco, 1.700, Curitiba, PR
Telefone: 41 3222 6669