Pular para o conteúdo principal

Restaurante Olivença em Curitiba...Espanha e Portugal pertinho de nós!!

Fomos conhecer o restaurante Olivençade gastronomia portuguesa e espanhola em Curitiba, e degustar o novo menu da cozinha ibérica assinado pelo estrelado chef lusitano Hélio Loureiro (fotos acima). Hélio é natural do Porto e chef de cuisine do Hotel Palácio Porto, e possui um extenso currículo de banquetes para a presidência da república portuguesa e outros chefes de estado europeus, além de comandar um programa de TV e coordenar a gastronomia da Seleção de Futebol do seu país. Tivemos a honra de conhecer e provar das suas delícias com exclusividade, já que o chef ficará num vai e vem Curitiba/Portugal para dar assessoria ao restaurante. O chef elaborou o cardápio e passou todas as dicas para o chef residente Gilberto Prado, que vai pilotar a cozinha, e cujo talento e capricho já é  conhecidíssimo no meio gastronômico curitibano. O Olivença abre as portas para o público no dia 10 de setembro e eu quero voltar logo para provar tudo de novo. Show de cozinha!! Fotos por Márcia Toccafondo.
Raphael Zanetti sócio-proprietário do Olivença, nova casa do grupo Vino!  com o chef Hélio LoureiroDurante o jantar, Luiz Augusto Xavier me contou  que Olivença, (em espanhol Olivenza) ) é uma cidade numa zona fronteiriça, cuja demarcação é objeto de litígio entre Portugal e Espanha, daí a inspiração para o nome e a gastronomia de ambos.
O chef Gilberto Prado que fará ferver o restaurante à frente da cozinha do Olivença, juntamente com o chef Helio Loureiro. Impossível falar mal de algum prato que degustei, e foram vários, um mais delicioso que o outro.
José Eduardo Alves Ferreira, Reinaldo Bessa (centro), Luiz Augusto Xavier e eu, durante o belíssimo jantar.
Mix de gostosuras: Bolinho de Alheira, Sardinha Empanada, Tártaro de Bacalhau e Bolinho de Bacalhau. A outra foto é do saboroso e tradicional Caldo Verde à base de batatas, cebola, presunto, chorizo e couve galega. OMG... Tudo delicioso e eu gostei demais do serviço de louças do restaurante... tudo de acordo com o tema proposto.
O prato de cima é o apetitoso Arroz de Pato... pato, presunto, chorizo de carne, entre outras coisinhas mais. O segundo prato, é espetacular: Arroz a Pescador: Arroz caldoso levemente picante, cozido com caldo de marisco, vôngole descascado, mexilhões, cubos de robalo finalizados aromaticamente com coentro. Aroma e sabor delioso!!
Genteee!! Por mais que eu diga o quão maravilhoso é este prato, vocês terão que provar, ficou na minha memória olfativa e gustativa até agora...Posta de Bacalhau com crosta de broa de milho sobre migas, broa, couve e feijão fradinho. O meu eleito da noite... simplesmente um show de sabor que eu voltarei logo para matar as saudades.
Para acompanhar os frutos do mar o espumante Don Giovanni, da Serra Gaúcha e o vinho Pomares Moscatel Galego Branco, Quinta Nova, do Douro/Portugal... frescos e agradáveis ao paladar.
O português Bife à Marrare, leva molho reduzido da própria carne com semente de mostarda, louro, aipo e cravo... Divino!!
O vinho espanhol LAN Rioja Crianza 2009100% tempranillo, é suave e muito elegante. Gostei!
A sobremesa foi realmente um presente para a minha visão e o meu paladar: Toucinho do Céu (amêndoas, acúcar e ovos), com sorvete de creme e groselhas frescas. A taça maior é a Merengada Olivença: ovos moles, suspiro e creme de natas, sorvete de tangerina com groselhas frescas.... uuuaaauuuu!!!! Terei que ir lá repetir.
Fiquei encantada com a decoração da casa toda repaginada pela  arquiteta Cláudia Pereira. A mesa maior, na verdade é um balcão para os amigos chegarem e se sentirem a vontade também para happy hour., degustando petiscos. 
O cardápio, escrito como se fosse um grande quadro negro, em cima, anexado à parede é lindo e criativo.
Na adega, apenas rótulos tops de Portugal e Espanha... vale conferir!! 

O Olivença fica no Batel, na rua Teixeira Coelho, 235. Você vai se surpreender!!