Pular para o conteúdo principal

A 20ª edição Casa Cor Paraná 2013 está maravilhosa!!

Sofisticação, criatividade e versatilidade foi o que encontrei ontem, dia 30, no Open House para imprensa, da Casa Cor Paraná 2013. Tantos detalhes ricos e raros que ficou na memória, e é claro, voltarei para mais um agrado aos meus olhos. A 20ª edição da Mostra Casa Cor Paraná 2013, que abre ao público nesta sexta-feira, 02 de agosto, e segue até 15 de setembro de 2013, chega recheada de tendências em ambientes cheios de charme. (Divulgação).
O cenário que permeia o imaginário dos leitores e aficcionados pelo romance 50 Tons de Cinza ganhou uma interpretação sedutora pelas mãos do arquiteto Luiz Maganhoto e do designer Daniel Casagrande, para o “Cinema em Casa. Um universo sensual e sofisticado está materializado no espaço, que ganhou uma profusão de tecnologia, glamour e combinações inéditas. Além de uma iluminação cênica que vêm somar à proposta do espaço, a escolha do mobiliário permeou o projeto. Logo na entrada, majestosas, duas Poltronas Regg, da Lattog Design – exclusividade da Simmetria Ambienti – revelam o caráter sensual do projeto ao serem suspensas por correntes.
Na mostra, soluções requintadas mostram o que é tendência no mercado e garantem conquistar os mais diversos gostos e estilos. Dentre os espaços, muita inspiração literária, histórica, ou até mesmo bagagens de uma viagem, transformam simples ambientes em recortes emblemáticos do que há de melhor deste mix de conhecimento, inspiração, tendência e sofisticação. Com uma arquitetura contemporânea, o “Living Buenos Aires”, assinado pela arquiteta Carla Kiss, inebria os sentidos, mergulhando o visitante em um espaço em que o tango e o vinho dominam. Em 26,5m² ela valorizou o conforto em pinceladas de regionalismo. Todo o projeto do living foi criado de forma a explorar os sentidos: olfato, paladar, audição, tato e visão, sendo os dois últimos estimulados pelos bancos Time & Life, da Inove. Clássicos do design criados pelo casal Charles e Ray Eames, eles completam a proposta da profissional para o ambiente.
O “Living e Jantar”, assinado pelas arquitetas Fernanda Moura Borio e Luciana Moura, a natureza é trazida para perto em uma proposta que demonstra a crescente busca pela qualidade de vida. Para tanto, as profissionais ergueram uma parede com vegetação, agregando vida ao espaço. A dupla trabalhou ainda com uma iluminação mais cênica. Rasgos de luz em paineis e estampas geométricas em tonalidades neutras como o cinza, foram representadas no ambiente. Um doshighlights do espaço são as poltronas Aristocrash da Inove. As peças que revisitam os tempos da aristocracia misturam elementos da brasilidade dos anos 90 e levam assinatura do renomado do studio[b] de Eduardo Bortolai.
As arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas apresentam a “Suíte Master – Apartamento Curitiba”, um dos ambientes do Edifício Rio Jardine, da Thá, e que representa o estilo de morar dos curitibanos que apreciam sofisticação e conforto, sem esquecer o contato com a natureza. Funcionalidade, tecnologia e sustentabilidade são as palavras de ordem nos 35m² do ambiente que homenageia a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Na banheira da suíte as profissionais optaram pelo sistema de aquecimento do Grupo Tech House, atendendo assim duas premissas: tecnologia ebem-estar.
Punta Del Este, o destino mais luxuoso e almejado do Uruguai, foi a inspiração da designer de interiores Carla Gil Heller e da arquiteta Fernanda Heller ao assinarem o “Living em Punta Del Este”, com 37m². O conceito de Morar Bem, tema que guia os espaços da mostra, é exercitado de forma inédita pelas profissionais que promovem o envolvimento entre revestimentos de extremo requinte e materiais naturais para compor com conforto e majestosidade. No espaço, a iluminação indireta feita por pendentes da Grey House proporcionam a atmosfera aconchegante.
Em sua terceira participação na Mostra, a arquiteta Keyla Kinder assina a “Suíte do Bebê”. Em apenas 20m² a profissional conseguiu criar um ambiente aconchegante aliando tecnologia de ponta e muita funcionalidade, como é o caso do toalheiro térmico, bancada aquecida e desembaçador de espelhos do Grupo Tech House. Em toda a suíte os atrativos funcionais e tecnológicos foram pensados de maneira criteriosa para atenderem tanto aos pais – em uma rotina intensa do dia a dia - quanto à criança, assim que começar a responder aos estímulos e a interagir com a família. Pontuando o décor, um painel de pastilhas desenhado pela profissional e realizado pela VidriRevestimentos e os plafons da linha Eos da Mantra, da Grey House Iluminação. 
Os paisagistas Nadia Bentz e Vanderlan Farias assinam o espaço “Horta e Playground”, com 220 m2. Seguindo os passos que garantiram o prêmio de “Projeto mais Sustentável” com o sucesso da “Praça”, assinada para a edição de 2011, os profissionais esbanjam em soluções eco sustentáveis e prometem ser destaque neste quesito novamente. Em todo o espaço, pensado para a integração familiar, soluções ecológicas e móveis da Inove são os destaques, como o sofá Lumina e o quadro Gaiola, produzido artesanalmente com madeira e metal.
O “Loft da Advogada” projetado pela arquiteta Renata Mueller apresenta todos os cômodos de uma casa de forma compacta, em 30 m². Totalmente sustentável, o espaço conta com soluções ecologicamente corretas, como o piso, em que as chapas de madeira são cortadas pensando no reaproveitamento. Privilegiando o conforto, Renata usou a tecnologia de aquecimento da bancada em mármore, fornecida pelo Grupo Tech House. A Grey House Iluminação também está presente no espaço, com as fitas de LED, iluminação pontual no gesso e nos abajures cromados, que dão um charme todo especial e intimista ao ambiente. Automatizado, o Loft oferece ainda iluminação e áudio controlados por Ipad.
A elegância dos cafés europeus foi o ponto de partida para a Bender Arquitetura, comandada pelos sócios Karla e Filipe Bender, iniciar o projeto que assina para a edição 2013 da Casa Cor Paraná. O espaço “Library Café Masisa” traz uma nova mescla de materiais, como tecidos, luminárias e itens de acabamento, para combinar com os móveis projetados por Karla especialmente para o ambiente. Pontuando o décor, pendentes da GreyHouse Iluminação e a Banqueta X e Cadeira X, da marca Raffinato.
A arquiteta Renata Pisani criou uma conceituada área integrada para o ambiente que assina, o “Estar e Gourmet com varanda”, de 48m2. Bem definidos, mas sem a utilização de paredes – com exceção da varanda - os ambientes ganharam identidade, porém sem quebrar a fluidez do espaço. Destaque especial para a mesa de jantar verde e os pendentes brancos da marca Weplight, assinados pelos designers argentinos Marcelo Dabini e Nádia Corsaro, vendidos com exclusividade na Novit Light Design. Móveis da Inove também fazem parte da ambientação, como a mesa Kairo e o Rack Pis. A tecnologia do som tridimensional, apresentado pela Geneva Swiss Sound System, também pode ser conferida no espaço.
A dupla de arquitetas Helena e Letícia Rolim de Moura apresenta o “Studio de um Jovem Casal - Área Social”, um ambiente projetado para um casal que gosta de receber amigos e familiares, com aconchego e sofisticação. Para o Home Theater, o sofá Vogue, da Inove, é um convite ao conforto, sendo a peça chave para aproveitar o espaço que conta com iluminação indireta especialmente projetada para o momento cinema da família. Já para a sala de jantar, muita luminosidade com pendentes da Grey House Iluminação, posicionados sobre a mesa. O tapete Amã, recém-lançado pela Originale Maison, completa o décor do espaço.
A “Suíte do Filho”, das arquitetas Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, foi pensada para oferecer a um pequeno de seis anos, toda a aura de imaginação, fantasia e diversão possíveis em 27 m². A cama em formato de barco, assinada pelas arquitetas, é o destaque do ambiente, que conta com peças de design assinado da Inove. Outro destaque é um painel em 3D impresso em tecido, que fica atrás da cama, e que possui a imagem de uma embarcação no mar ao anoitecer. Completando o cenário, um tapete oval com três elos em diferentes tons de azul e sobrepostos, da Originale Maison, passa a ideia de que o pequeno marujo está em alto mar.
Tradição e sobriedade foram a inspiração da arquiteta Viviane Loyola para o “Living Londres”. O minimalismo presente em alguns elementos atua de forma marcante e os móveis soltos em madeira preta ebanizada com detalhes cromados, da Ton Sur Ton, juntamente com um banco revestido com pele em tom cru, que auxilia na integração de todo o espaço, contribuem para a ambientação. No piso de madeira, um lançamento da linha geométrica da Originale Maison traz charme ao living. Em alto relevo e num tom offwhite, o tapete trabalhado com losangos é 100% em nylon e antialérgico, propício para o clima úmido da capital paranaense.