Pular para o conteúdo principal

Restaurante Tambaiá & Porto a Porto promoveram...

 Os chefs responsáveis pela difereciada e saborosa gastronomia do Restaurante Tambaiá Cozinha da Alma, em Itapoá-SC,  Emeliana e o marido Miduca, juntamente com a importadora Porto a Porto de Curitiba, nos proporcionaram um final de semana gastronômico sensacional. Um almoço e um jantar com as delícias servidas por eles. A Porto a Porto, no almoço harmonizou os frutos do mar com a cerveja alemã Paulaner, de agradável paladar. No jantar, a degustação foi com os vinhos portugueses. Fotos por Márcia Toccafondo.
O consultor de vinhos Flávio Bin, da Porto a Porto, comentou os vinhos e as cervejas degustadas a  cada rótulo servido. O multifacetado Luiz Augusto Xavier , que tanto sabe de comer como de beber, aprovou o cardápio e a carta.
 O casal Alessandra e Renato Sartori, da Revista Mais+, também apreciaram a degustação e se encantaram com o Hotel Baití, endereço do restaurante.
Os convidados curitibanos, jornalistas, blogueiros, e a assessoria da Porto a Porto e Hotel Baití, a Verso Comunicação, posaram ao lado dos chefs Emiliana e Miduca.
O ALMOÇO...
Um prato muito apreciado e famoso na casa, é a Asinha de Robalo, que na verdade é feita do peito do robalo. É macia por dentro, crocante por fora e acompanha um molho agridoce levemente apimentado por pimentas rosa. Simplesmente suculento e delicioso. Na minha foto você pode ver a parte que é aproveitada do robalo, a parte inferior da boca. Miduca diz que aprendeu com um pescador de Itapoá e que todos que frequentam o restaurante pede por elas.
 As cervejas alemães Paulaner em muitos rótulos para harmonizar com o menu servido.
Entre os petiscos servidos o Ceviche estava muito gostoso e foi servido com a cerveja Paulaner Original.
Que prato lindo e delicioso de doer gente!!! É o carro-chefe da casa, o Chapeado de Frutos do Mar, degustado com a cerveja Paulaner Weissbier. Gostei muito!!
É por lá tudo é muito caprichado e focado nos produtos naturais e locais. A pescada amarela em crosta de ervas, cuscuz  marroquino com vegetais sob cama de creme de beterraba acompanhou a Paulaner  Dunkel.
 Sorvete de manjericão, com brownie e creme de doce de leite com canela...Delícias do Tambaiá...

E O JANTAR...
 Para o jantar a Porto a Porto escolheu os rótulos a  serem servidos. Para o Gratinado de siri com mix de folhas, o vinho sugerido foi o vinho francês requintado  Le Clos de Reynon Branco. Ótima acidez e muito gastronômico.
Bacalhau com creme de vegetais assados e batatas ao murro crocantes, saboreado com o Vila Santa Tinto, Vinho do Alentejo, produzido por João Portugal Ramos. Vinho mais encorpado, com mais estrutura e muito elegante. Uvas: Aragonês, Touriga Nacional, Alicanre Bouschet e Cabernet Sauvignon.
O Carré de cordeiro grelhado com cogumelos frescos salteados e aipim colonial foi degiustado com o vinho Due Lune Nerello Mascalese/Nero D'Avola IGT, tinto, elaborado com 2 uvas típicas da Sicília, taninos macios, leves, sabor e aroma de especiarias, temperado, ótimo!
 A sobremesa foi essa Mousse de chocolate que mais parecia espuma de tão leve e foi muito bem acompanhado do suculento Madeira Justino's 10 anos. Sem adição de acúcar este vinho para sobremesa pode ser envelhecido por até 300 anos. Tem 19% de teor álcool e um exagero de ótimos aromas e sabores... café torrado, cana de açúcar , entre outros e harmoniza divinamente com chocolate.
 Espumante Bairrada Brut,  Le Clos de Reynon Branco, Vila Santa Tinto, Due Lune Nerello Mascalese/Nero D'Avola IGT e o Justino's Madeira 10 anos.
Mesa animada no bar antes dos jantar com petiscos saborosos. No welcome drink foi servido o espumante Bairrada Brut. Delícia!!