Pular para o conteúdo principal

Wine Dinner Wakefield por Porto a Porto...TimTim!!

Começar a segunda-feira degustando bons vinhos acompanhados de boa mesa é sinal de que a semana será ótima. Ontem fomos até o Armazém Santo Antônio, a convite das importadoras Porto a Porto & Casa Flora, para uma harmonização com o vinhos da australiana Wakefield, que seguiu muito agradável com a presença bem-humorada do produtor Justin Taylor.  Para o jantar foram escolhidos os seguintes rótulos: Wakefield St. Andrews Chardonnay, Wakefield Estate Range Cabernet Sauvignon, Wakefield Promised Land Shiraz/Cabernet Sauvignon e o Wakefield St Andrews Cabernet Sauvignon. A Porto a Porto harmonizou a sobremesa com o Madeiro Justino´s 10 anos. Fotos por Márcia Toccafondo.
O produtor da família Wakefield, Justin Taylor, presente ao evento, quebrou o gelo curitibano já no inicio e entre uma brincadeira e outra, contou que antes de produzir vinhos a família era do ramo hoteleiro, e que foi seu pai quem convenceu o avô que deveria partir para o mundo vitivinícola. E contou que o avô tinha hábitos estranhos como o de contar dinheiro todo final do dia. Em 1969 foram plantadas as primeiras vinhas e como o terroir era ótimo, o resultado foram vinhos excelentes. Os tintos advém de solo mais vermelho, ardiloso e os brancos, como o delicioso Chardonnay, de solo calcario, agregando maior mineralidade aos brancos, porém com muito equilíbrio. Como afirma Justin, vinhos do novo mundo com a elegância e sutileza do velho mundo.  Na foto Justin Taylor com o comandante da Porto a Porto, Pedro de Oliveira.
 Presenças "sine qua non " no eventos enogastronômicos... o jornalista Luiz Augusto Xavier e do jornalista expert em vinhos Luiz Carlos Zanoni.
As entradinhas com patês gostosinhos foram servidos com espumantes Cava Don Roman Brut, das importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
Wakefield St. Andrews 2008 Chardonnay, geladinho, refrescante, saboroso e aromático e de linda cor palha, foi harmonizado com os Bolinhos de Bacalhau do Armazém Santo Antônio. Tudo delicioso!
Para harmonizar com a PPolenta Santa (servida com ragú de cordeiro), o vinho indicado foi  Wakefield Estate Range Cabernet Sauvignon.
O Mignon ao Molho Mostarda foi degustado divinamente com o Wakefield Promised Land Shiraz/Cabernet Sauvignon, seguido do agradável e sofisticado sabor do Wakefield St Andrews Cabernet Sauvignon. Sabores consistentes em boca e em nariz, ótimo equilíbrio de tanino e acidez. O meu escolhido da noite foi também o de Robert Parker que o pontuou com 92 pontos o suntuoso Wakefield St Andrews Cabernet Sauvignon.
Para a finalização o Souflê de Goiabada Cascão acompanhado de creme catupiry foi servido com o Madeira Justino's 10 anos. Maravilhas!!