Pular para o conteúdo principal

Vinha De Reis na nossa Confraria...

Os vinhos explorados na nossa Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba, no mês de julho foram os portugueses Vinha de Reis, da região de Viseu, região Centro e sub-região de Dão-Lafões, em Portugal. O distrito é conhecido pela belissima paisagem, pelos seus vinhos tintos fortes e aveludados e pelas delícias gastronômicas locais. A confreira Eunice da Rocha é uma apaixonada pelo país e nos brindou com 4 elegantes rótulos: Vinha dos Reis Branco 2010; Colheita 2008; o premiado Touriga Nacional 2009 e o Reserva D.O.C. 2008. Todos muito bem aceitos e elogiados. Fotos por Márcia Toccafondo.
A entrada foi regada com o Vinha de Reis Branco 2010, do Dão, produzidos com as uvas Bical, Malvasia e Encruzado. De aspecto límpido, vinho fresco e longo, com aroma e sabor acentuado de tangerina e abacaxi, cor amarelo cítrico e muito brilhante. Delicioso e no consenso agradou muito. Para acompanhá-lo nada menos que um dos melhores queijos do mundo: Queijo da Serra da Estrela, queijo de ovelha Português, de cremosidade a toda prova e de sabor forte e inigualável. Simplesmente..o máximo!!

O prato principal escolhido para harmozinar com os tintos foi o suculento prato típico português Rancho à Moda de Viseu... preparado com carne de gado, embutidos, grão de bico, legumes, cheiro verde e rigatoni. Para o nosso clima frio caiu muito bem e foi degustado com o Colheita 2008, composto com as castas Jaen e Tinta Roriz, 6 meses em barrica de carvalho francês. Um vinho para ser bebido e apreciado daqui a 5 anos mas que mesmo assim, experimentamos e gostamos.
Tintos fortes e persitentes e de lindas cores rubi, boa intensidade, equilibrio de tanino e acidez ...
A sobremesa também foi portuguesa e não poderia faltar...os famosos e unicos Pastéis de Belém...e as famosas e macias Brisas de Liz.
 Eunice da Rocha (esq.) explorou muitíssimo bem o tema e como sempre, o seu bom humor foi contagiante. Na foto ao lado da enóloga Sandra Zottis.
 Participou desta reunião da Confraria: Sandra Zottis, Francisca dos Reis, Isabel Pudles, Marlene Beck, Ana Teresa Londres, Analzira Carneiro, Celia Gimenez Mitri, Mônica Meira, Sueli Martinez, Márcia Toccafondo e Eunice Rocha.
Ana Teresa Londres (dir.) ajudando Eunice da Rocha cortar o Queijo da Serra da Estrela com muita atenção e cuidado.

Viseu, região vitivinícola produtora dos vinhos, é a terceira maior e mais populosa cidade no Centro de Portugal, fica na região Centro e sub-região de Dão, com 47.250 habitantes.

Para acompanhar a sobremesa...Champagne Brut Ruinart, trazida com carinho pela confreira Ana Teresa Londres, recém chegada da França. A confraria agradece tantas delícias!