ViniPortugal e os 50 vinhos Portugueses especiais para o Brasil 2010...

 A ViniPortugal promoveu em São Paulo, na terça-feira, 09 de novembro, uma degustação dos 50 melhores vinhos de Portugal para o Brasil 2010. O evento, foi no charmoso Iate Clube de São Paulo e contou com seletíssimos convidados ligados ao mundo vitivinícola, que puderam apreciar os aromas, sabores e conhecer os rótulos selecionados dos 50 vinhos portugueses escolhidos rigidamente, para agradar o paladar dos brasileiros. Dois dos principais jornalistas especializados em vinhos, proferiram palestras e conduziram as provas às cegas: o brasileiro Marcelo Copello e o inglês Charles Metcalfe, que percorreram diversas vinícolas portuguesas e degustaram mais de 3000 vinhos de castas variadas e de dez regiões, com o objetivo de eleger os 50 melhores vinhos de Portugal para o público brasileiro. Todos os vinhos do projeto da Vini Portugal estão no mercado brasileiro e terão um selo com a seguinte inscrição "50 melhores vinhos de Portugal para o Brasil 2010". Alguns rótulos degustados nas provas às cegas ainda não chegaram ao Brasil, mas agradaram os presentes. Os vinhos portugueses são conhecidos no mundo pela tradição, qualidade e pela diversidade de castas autóctones ou cepas nativas (cerca de 500), e não deixa nada a desejar a nenhum outro país produtor. Uma ótima dica para presentear os amigos em épocas festivas, já que preço e qualidade andam abraçadinhos. Fotos: Márcia Toccafondo.
 Os jornalistas convidados para palestrar e conduzir a prova às cegas, o inglês Charles Metcalfe (um dos críticos de vinhos mais célebres do Reino Unido) e o brasileiro Marcelo Copello (um dos mais respeitados profissionais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil), com o presidente da ViniPortugal,  associação sem fins lucrativos que promove os vinhos portugueses, Francisco Borba.
A  jovem, badalada e competente enóloga Filipa Pato, que teve o seu elegante 3B escolhido entre os 50, com o presidente da Importadora Porto a Porto, Pedro de Oliveira.
Sônia Fernandes, responsável pelos mercados do Brasil na ViniPortugal e Manuel Beleza Moreira Chicau, da Adega Alentejana, São Paulo.
 A sommelier da Vinícola Salton, Carina Cooper com Renata Santos, da Casa Flora.
Em volta dos vinhos: Gunther Grineberg, Fabricio Porti, Gerson Azevedo e Fábio Boucinhas.
A prova dos vinhos pra lá de especiais começou às 16h30 e seguiu até às 21h30.
 Escolhidos para prova às cegas 6 posudos tintos e um moscatel, seguidos dos brancos, Douro vs Alentejo e outras novidades da ViniPortugal.
Para a degustação às cegas, na qual participei, vinhos de altíssimo nível e de qualidade indiscutível. Foram eles: 1. Afros Vinhão 2009 - (Vinho Verde); 2. Senhor da Adraga 2007; 3. Tributo, 2008, Tejo; 4. Garrafeira 2005, Bairrada; 5. Quinta da Foz, 2007 ( o mais apreciado, inclusive por mim); 6. Referência, 2008, Quinta Nova; e o saboroso Moscatel Secret Spot.
Senhor D'Adraga, vinho jovem e elegante..novidade!
Moscatel Secret Spot...denso, saboroso e com uma belíssima garrafa e embalagem para presentear.
Para o evento foram apresentados para degustação vinhos de muitas das regiões de Portugal como: Alentejo, Bairrada, Douro, Dão, Tejo, Setúbal.
O coquetel muito gostoso foi assinado pelo Buffet Bela Sintra, que serviu entre tantas delícias, o Patê de Chouriço Português com Grissinis e Torradinhas, Trufa de Chèvre com Uva Verde e Pistaches, Canapés de Olivas Negras e Tomatinhos Cereja, Folhado de Bacalhau Espiritual, etc...Sevido também pães fresquinhos para ser saboreado com o azeite virgem extra Herdade do Esporão, do Alentejo.
Iate Clube de São Paulo.Posted by Picasa

Postagens mais visitadas deste blog

R.I.P Rei PELÉ

ILE DE FRANCE na semana dos Dia dos Namorados

Ninetto para o Dia dos Namorados