Pular para o conteúdo principal

Lealtanza & Vinoteca Brasil...

A importadora Vinoteca Brasil, do empresário Luiz Fernando Jativa, promoveu mais uma harmonização vinho-prato no Restaurante Le Réchaud em Curitiba, na quinta-feira passada. O jantar para imprensa, proprietários de adegas e convidados antenados com o mundo vitivinícola foi  para degustação dos elegantes vinhos Lealtanza da Vinícola espanhola Bodegas Altanza. Fotos: Márcia Toccafondo.
Presentes ao evento, o diretor de exportação da marca Ervígio Adán Ruiz, o empresário Luiz Fernando Jativa e a esposa Raquel.
Juarez Fernandes, gerente geral da Vinícola Santa Ema, Carlos Beal, Wilson Beal, Marcelo R. Gonçalves diretor comercial da importadora Vinoteca Brasil, Miguel Vallecilla e o anfitrião Luiz Fernando Jativa.
Degustando e dando notas aos vinhos: o Professor do Centro Europeu Avelino Zanetti Filho, Luiz Camara Ramos e José Maria Sales Cambui, ambos da Adega Batel.
E como é bom começar os trabalhos com espumante, o Cava Cristalino Brüt foi servido acompanhado da  entrada refrescante: Tomate Sheparti (tomate caqui recheado com cuzcuz marroquino).
Degustamos o vinho Crianza Lealtanza Rioja 2004 (90 pontos Parker), 100% Tempranillo, acidez equilibrada e taninos macios em 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Gostoso e muito gastronômico.
Entrada quente: para o Crianza 2004 a companhia forte e deliciosa da Cesta de parmesão com risoni com blend de cogumelos.
Os elegantes vintos espanhóis que são literalmente, obras de arte: Altanza Reserva Miró 2001, uva Tempranillo,  e Altanza Reserva Especial Premium 2004, também da série Artistas Espanhóis 2004, Gaudí (95 pontos Robert Parker). Vinhos equilibrados e aveludados, com taninos sedosos, de cor linda, aroma e sabor de frutas negras e maduras (cerejas e amoras), bouquet de especiarias, boa persistência e final fresco em boca. Confesso que o 2001 me agradou imensamente.
Para acompanhar os belos rótulos de arte o Filet Rosmarin (tournedos de mignon finamente cobertos com crosta de alecrim, aocmpanhado de batata Ana)
O Le Réchaud, que faz foundue como nenhum outro em Curitiba, também é conhecido por seus crepes maravilhosos. Para a sobremesa fomos brindados com o delicioso Crepe de Maçã, harmonizado com o Cava Demi Sec.)Posted by Picasa