Pular para o conteúdo principal

Noite de degustação às cegas no Cenacolo Restaurante...

"Perguntado em certa ocasião com que freqüência havia confundido bordeaux com borgonha, Harry Waugh, o negociante de vinhos e escritor inglês, respondeu: "Nenhuma vez desde a hora do almoço".
Promovido pelos proprietários do Cenacolo Restaurante, Andre Piccoli e Mariane Botelho e pelo sommelier da Queijos e Vinhos Delicatessem, Valdo Santos, a degustação às cegas foi uma feliz experiência, ontem, dia 27 de maio. Diferente e divertida, uma vez que os 48 convidados a degustadores não visualizavam o rótulo do vinho a ser provado. E todos sabemos o quanto um rótulo é capaz de influenciar uma escolha. As 8 garrafas foram embaladas em papel alumínio e servidos em 14 taças, seguindo o critério do sabor por exclusão, com votação a cada rodada. Sim... muitos confundiram francês com português, chilenos com argentinos...mas no final uma única conclusão: todos os sabores e aromas foram pensados para agradar os paladares mais apurados. Pura descontração! O Cenacolo comemora 6 anos de atividade com casa sempre cheia e com muitos amigos que se reúnem para degustação de vinhos uma vez por mês, em clima pra lá de descontraído. O cardápio é dos mais saborosos e diversificados, lá se pode escolher, por exemplo, sete tipos de filet mignon, não é o máximo? Os pratos foram harmonizados com os seguintes vinhos:
Vinhos Novo Mundo: Kalken Malbec 2007 (Argentina), Ventiscuero Gran Reserva. Carmenere 2007 (Chile), Joaquim 2006 – Vila Fransioni (Brasil), Zinfandel Painter Bridge 2006 (EUA).
Vinhos Velho Mundo: Chianti Vila Serna 2006 (Itália), Chamine 2007 (Portugal), Marques de Tomares Excelence 2006 (Espanha), Chateau Pitray Bordeaux 2004 (França).
A preferência dos vinhos degustados às cegas foi para os do Novo Mundo. Fotos: Márcia Toccafondo. Andre Piccoli e Mariane Botelho, proprietários do Cenacolo com o sommelier Valdo Santos, da Queijos e Vinhos Delicatessem, que dirigiu a degustação.

O campeão do evento e que acertou o vinho que ganharia foi Emanuel Padilha, na foto ao lado da esposa Mary. O vinho eleito na degustação às cegas foi o americano Zinfandel Painter Bridge 2006.
Bons vinhos, boa mesa e ótimos amigos...interação e diversão.
Detalhe do bar logo da entrada do Cenacolo... ambiente agradável e aconchegante.
O primeiro prato a ser degustado foi a Salada Monte Carlo - com folhas verdes com roquefort, presunto cru, mel e figo natural. HHUUUMMM!!!
Segundo prato: Spaghetti Mediterraneo : Spaghetti com tomates sicilianos, basílico e mozzarella de búfala, no perfume de alho. Saborosíssimo!
Terceiro prato: receita exclusiva do restaurante: Filetto Pinhão, filé mignon ao molho de pinhão acompanhado de risoto de amêndoas. Dá pra sentir o sabor?
Trio de mini tortinhas de chocolates com recheios variados. Mimos de chef!
Posted by Picasa