Pular para o conteúdo principal

Wine Tasting da Porto a Porto reúne mais de 700 convidados do mercado de vinhos

 Evento em Curitiba e Brasília celebrou os 25 anos da importadora com produtores internacionais e clientes

A importadora de vinhos e produtos gastronômicos Porto a Porto comemorou seus 25 anos com o evento Wine Tasting que contou com mais de 20 produtores de vinhos de diferentes países da Europa e América do Sul, além de mais de 700 parceiros e clientes. 
O evento, que foi realizado em duas cidades – Curitiba, em 15 de agosto, e Brasília, em 17 de agosto – conectou produtores e clientes (B2B) que tiveram a oportunidade de degustar as últimas novidades das vinícolas e as novas safras de rótulos já consagrados.

 

A Wine Tasting Curitiba aconteceu na Casa de Festas do Graciosa Country Club e reuniu cerca de 500 pessoas. Em Brasília, o evento foi realizado no espaço Renata La Porta Buffet. Ao todo, o público pôde experimentar cerca de 200 rótulos de dez países. Os espaços instagramáveis, em ambas as cidades, inspiraram os convidados e resultaram em fotografias belíssimas. 

A equipe Porto a Porto: o diretor comercial Hugo Sola, a diretora de marketing Camila Podolak, e os sócios e Pedro Corrêa de Oliveira e Fernando Oliveira.  

“Os eventos foram pensados com muito carinho para comemorar um quarto de século da empresa, brindar as relações de longo prazo que mantemos com nossos fornecedores e confraternizar com todos os nossos amigos, clientes e parceiros”, disse Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto. “Tanto em Curitiba quanto em Brasília tudo foi organizado nos mínimos detalhes para que todos os convidados tivessem a melhor experiência no mundo dos vinhos”, completa a gerente.

 

O público pôde conhecer e experimentar vinhos em 22 mesas temáticas, além de três estações gastronômicas com os produtos Paganini, como massas, risotos, polenta e couscous, preparados por renomados chefs de cozinha como Guilherme Guzela, em Curitiba, e Babi Frazão (embaixadora Paganini), Celso Jabour (do Sweet Cake) e Renata La Porta, em Brasília.

 

Argentina

 

David Bonomi, um dos enólogos mais premiados da atualidade, apresentou os vinhos da vinícola Norton, localizada em Mendoza. Os rótulos Privado Family Blend, elaborado em Luján de Cuyo, e Lote Negro, do Vale de Uco, foram os grandes destaques. 

 

Da mesma região vieram os vinhos Alambrado, apresentados por Rodolfo Gil, da Bodega Santa Júlia, e a linha Alfredo Roca, da bodega do mesmo nome e que foi representada por Alejandro Roca, filho do fundador.

 

Chile e Uruguai

 

A presença de Rodrigo Díaz, da vinícola chilena Santa Carolina, e Leonardo Montes, da uruguaia Montes Toscanini, completaram o quadro de produtores que mostraram o que há de melhor na produção enológica sul-americana. Os tintos uruguaios Reserva Familiar Cabernet Sauvignon e o Gran Tannat Premium surpreenderam pela altíssima qualidade.

 

Espanha

O espanhol Oscar Montaña, diretor das vinícolas Marqués de Tomares e Premium Fincas, encantou o público com sua simpatia e vinhos impecáveis. Destaque para os tintos Petit Vega 18 e 28 meses, elaborados na DO Ribera del Duero.

Já a vinícola Domínio de Punctum, localizada na região de Castilla-La Mancha e produtora de rótulos orgânicos, esteve representada pelo espanhol José Candau Martin, que serviu as linhas 99 Rosas.

 

França

Quem passou pela Wine Tasting pôde se deliciar com os prestigiados vinhos da Maison Moillard, da Borgonha, representada pela francesa Amandine Castillon. Entre os rótulos mais disputados, Chablis Premier Cru Beauroy e Pommard Premier Cru Les Charmots.

 

Ainda da França, marcaram presença os irretocáveis vinhos da Denis Dubourdieu Domaines. Havia uma boa variedade de champanhe, como Deutz, Mandois e Maxim’s. Ainda da França, foram degustadas novas safras de vinhos consagrados, como o Château Caronne Ste. Gemme, um belíssimo exemplar de Bordeaux.

 

Itália

Grillo, Greco di Tufo, Negroamaro e Nerello Mascalese foram algumas das uvas das regiões do sul da Itália – Abruzzo, Basilicata, Sicília e Puglia – apresentadas pelo italiano Marco Scarinci, que representa vinícolas como Luccarelli, Cantina Caldora e Vigneti del Vulture, entre outras.

Vinhos do Piemonte foram destaques na mesa da Bosio Winery onde o representante da vinícola,Alejandro Panighini, serviu a linha completa da Truffle Hunter Leda.

 

Em Curitiba, os visitantes puderam conversar ainda com o italiano Massimo de Grandis, da consagrada linha Corbelli, elaborada com diferentes uvas e regiões da Itália.

 

As estilosas linhas Voga e Belvino, com suas garrafas modernas de brancos, tintos, rosés e espumantes, estiveram presente na mesa da Enoitalia, representada por Rosana PasiniAlejandro Lopez, da Sperone, serviu os espumantes italianos brut, Prosecco DOC, rosé, moscato e Asti. Barolo DOCG Palás Michele Chiarlo e Brunello di Montalcino DOCG Camigliano foram rótulos disputados.

 

Portugal

As renomadas vinícola CARMIM, Caves Messias, João Portugal Ramos e Filipa Pato – parceiras de longa data da Porto a Porto – expuseram o que há de melhor na produção portuguesa.

O representante da João Portugal Ramos, José Miguel Faria, apresentou rótulos renomados, como o Marquês de Borba Reserva DOC Alentejo e Duorum Reserva DOC Douro.

 

Entre os rótulos servidos por Nuno Ferreira, da CARMIM, os destaques foram o branco Tarefa e o tinto Reguengos Reserva Garrafeira dos Sócios DOC Alentejo. Do estande da Caves Messias, com a presença de Paulo Marques, destacaram-se os vinhos Quinta do Penedo DOC Dão branco e tinto.

 

Filipa Pato, apesar de não ter vindo ao Brasil, esteve presente com oito rótulos, dentre eles os premiados Nossa Calcário branco e tinto, sendo que este último, da safra 2019, recebeu 95 pontos do crítico Robert Parker.

 

www.portoaporto.com.br

@portoaporto

#winetastingpap

#winetastingportoaporto

Fotos: Divulgação/Porto a Porto