Pular para o conteúdo principal

Vinícola Araucária amplia sede e vai dobrar a produção de espumantes e vinhos finos

Foto: Divulgação  
A Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, está passando por um processo de ampliação: a sede está sendo aumentada, a área de cultivo próprio de uvas viníferas está se expandindo e parceiros de outros municípios colhem em janeiro de 2023 as primeiras safras. O resultado, segundo o sócio-administrador da Vinícola, Renato Adur, vai aparecer dentro de pouco tempo. "Nossa capacidade de elaboração de espumantes, vinhos finos e suco passará de 40 mil para 80 mil garrafas por ano", informa. 
Foto: Divulgação 
A área construída sede da Vinícola passará dos atuais 470 m² para quase 1.200 m², ampliando em muito o espaço de produção. O arquiteto Enio Perin explica que a adequação do prédio contará com uma nova recepção, que estará voltada para o vinhedo, integrando-se totalmente à paisagem e ao lago não muito distante, e uma cave subterrânea para 100 mil garrafas. Haverá também um novo fluxo para as visitas guiadas, com novo espaço para degustação. E no segundo pavimento, informa o arquiteto, haverá amplo ambiente para eventos. As obras terminam no fim deste ano.

Produção

Foto: Márcia Toccafondo 
Renato Adur conta que a área de cultivo de uvas viníferas está aumentando. Atualmente são 10,5 hectares na propriedade (antes eram menos de 8). Soma-se a isso a produção de parceiros nos municípios de Pitanga, Guarapuava, Inácio Martins e Campo do Tenente. Os produtores de Pitanga e Guarapuava, por exemplo, terão a primeira safra de uvas finas já em 2023. E em Campo do Tenente , parceiros fornecem uvas para suco. 

"É um salto significativo no empreendimento que começou em 2007 com um desafio: o plantio de uvas viníferas fora da zona tradicional do Hemisfério Sul, entre os paralelos 30ºS e 50ºS. Deu certo: as uvas se desenvolveram muito bem no paralelo 25ºS, onde fica a Região Metropolitana de Curitiba, o que é atestado pela qualidade premiada dos vinhos finos e espumantes", explica Renato Adur. Chardonnay, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Viognier, e a italiana Nebbiolo são as uvas cultivadas na Araucária .

Fruto do desejo de inovação, a Vinícola Araucária associa arte e tecnologia na elaboração de vinhos finos e espumantes. Ela é pioneira na Região Metropolitana de Curitiba em unir vinhedo e vinícola no mesmo local. 

   Foto: Márcia Toccafondo 
Hoje, o  catálogo da Araucária contempla quatro linhas de produtos, com 12 rótulos:

1 – Linha Poty: espumantes Poty brut, Poty demi-sec e Poty nature;

  2 – Linha Angustifólia: tintos finos Angustifólia Cabernet Sauvignon, Angustifólia Cabernet Sauvignon Gran Reserva e Angustifólia Merlot (garrafas de 750 ml e 375 ml); branco fino Angustifólia Chardonnay e o Angustifólia Chardonnay Reserva; 

3 – Linha Gralha Azul: tinto fino Merlot Gralha Azul e tinto fino Cabernet Franc Gralha Azul, e o vinho fino Rosé Seco Gralha Azul; e 

4 – Linha Manacá: vinho tinto fino suave Cabernet Sauvignon Manacá.

Além disso,a Araucária também produz suco de uva integral tinto, sem adição de açúcar. O suco é elaborado com a uva americana Bordô. Garrafa de 1 litro.