Pular para o conteúdo principal

Startup SANTAN leva carne suína de alta qualidade do produtor ao consumidor

Marca paranaense revitaliza a forma de produção, aliando o método tradicional de criação de animais a modernos processos de controle de qualidade, gestão e logística.

A região do Sudoeste paranaense e Extremo-Oeste de Santa Catarina tem uma longa tradição na produção de carne suína. Só o município de Barracão conta com cerca de 500 pequenos e médios produtores, conforme levantamento do Sebrae. Exatamente em Barracão, tríplice fronteira do paraná, Santa Catarina e Argentina, o empreendedor e investidor André Santin lançou a startup SANTAN, que já está disponibilizando no mercado nacional suínos produzidos na região, de extrema qualidade. 

A marca anunciou sua estreia numa parceria com ninguém menos que a Cia Tradicional, um dos maiores grupos de restaurantes e bares do País. A SANTAN   integra os cardápios especiais para a comemoração de 25 anos do Bar Original, na capital paulista. Para a data, Fred Trindade, chef da marca, desenvolveu o LEITÃO À MODA DA CASA com Leitão SANTAN cozido lentamente e depois pururucado, servido com arroz de ervas, couve rasgada e vinagrete de abacaxi com pimenta biquinho. O prato é o carro-chefe da marca paranaense pois resume todos os seus predicados tipicamente brasileiros. 

A grande novidade é a forma como a marca está sendo construída. A visão do investidor foi fundamental no desenho da cadeia produtiva em que todos os envolvidos ganham financeira, tecnológica e comercialmente. “Faremos com que a produção de nossos parceiros chegue às mesas de qualquer lugar do Brasil em um dia, levando a carne mais saudável e saborosa que existe ao consumidor mais exigente”, antecipa Santin. 


Ganha-ganha

Com uma pequena redes de produtores locais, a Santan fornece aos parceiros os filhotes de leitões, a estrutura necessária para criação, a assistência técnica exigida para assegurar a produção premium dos animais criados soltos no sistema de rodízio  em pequenos piquetes com vegetação nativa e com alimentação natural à base de hortigranjeiros, sem o uso de rações ou soja. Deste modo, o produtor traz de volta o modo tradicional de produção que assegura suínos mais saudáveis e, consequentemente, mais saborosos.

Crédito das imagens: Everton Antoniolli.