Pular para o conteúdo principal

Sabores da Índia e Itália se misturam no Curry Pasta

 Restaurante comandado pelo chef Rafael Lafraia apresenta a cozinha de fusão, com pratos que surpreendem o paladar mais exigente.

Aberto em março de 2020, o Curry Pasta só pôde ser inaugurado oficialmente nesta semana, na segunda-feira (13), cerca de um ano e meio depois, por causa da pandemia. Nada que abalasse os planos do idealista chef Rafael Lafraia, que comanda a cozinha do charmoso restaurante. “A pandemia foi um soco no estômago, mas abrir o Curry Pasta era o meu sonho, direcionei todos os meus recursos para isso”, conta.

A boa gestão do chef, que é formado em tecnologia da informação, fez com que o restaurante se mantivesse ativo durante os meses de restrição de atividades comerciais, funcionando nas modalidades delivery e take away. Durante uma viagem ao Canadá, Lafraia trabalhou com o renomado chef Sanjay, de 2012 a 2015. “Lá tive experiência de gestão e aprendi os processos de um restaurante, na prática. Foi um aprendizado crucial para que eu me tornasse um chef”, acrescenta.

O Curry Pasta apresenta a cozinha de fusão, que pode ser percebida quando uma referência do Ocidente e uma do Oriente estão bem explícitas no paladar. “No nosso caso, as especiarias e a explosão de sabores da culinária da Índia, com as massas da Itália. Essa é a fusão que o cliente encontra nos pratos do Curry Pasta”, explica o chef.

Por falar em curry, o chef esclarece o nome do restaurante que faz referência justamente a infinidade de propostas e misturas que podem ser feitas na cozinha. “Curry significa mistura, na Índia cada família tem o seu curry, cada vó tem a sua receita de curry”.

Dentro da cozinha do Curry Pasta, Rafael Lafraia tem de 40 a 50 especiarias, que quando misturadas dão aos pratos os toques e sensações desejados, como leveza, intensidade e frescor. “Não trabalho necessariamente com pimentas, que é o que as pessoas muitas vezes associam ao ouvir a palavra curry”, complementa o chef.

Parceria de sucesso

Depois que voltou do Canadá, Rafael Lafraia começou a se arriscar na gastronomia. Passou alguns meses em São Paulo, outros em Porto Alegre, participando de eventos, mas voltou para a área de TI por três anos, até perceber que não era mais o que queria fazer. Nos finais de semana já cozinhava para a família, amigos, a mãe e a namorada, hoje esposa. “Eu levava comida para o pessoal do escritório e eles diziam que se eu fizesse mais eles compravam. Eram os primeiros currys”, explica.

Em seguida, Lafraia se inscreveria no circuito de feiras gastronômicas de Curitiba, vendendo 70 pratinhos por noite. Depois de um ano rodando as feiras, os clientes perguntaram se ele tinha um restaurante. Não tinha. Foi aí que ele abriu o delivery na Rua Jacarezinho, nas Mercês, em 2019, e entrou para o curso de chef no Centro Europeu.

“Saindo de uma aula o Dudu estava sem carro, dei uma carona para ele, logo ficamos amigos. Apresentei meus currys para ele, porque o delivery funcionava perto do Ernesto e a partir dali foi tudo muito rápido, tanto que semanas depois estávamos procurando ponto para abrir o Curry Pasta, em sociedade”, conta sobre a parceria com o sócio Dudu Sperandio.

Rafael Lafraia e Dudu Sperandio. Crédito: Wagner Melo

Quem comanda a cozinha e está no dia a dia do Curry Pasta é Rafael Lafraia, mas o restaurante, como ele faz questão de ressaltar, só existe por causa da parceria de sucesso e da experiência gastronômica de Dudu Sperandio.

“O Dudu é um cara de sucesso, com dez anos de experiência no mercado, o Ernesto está bombando e eu precisava aprender com um cara fera. O Curry Pasta cresceu e é um restaurante graças ao apoio e incentivo dele”, afirma. “A gente se completa nas nossas diferenças, como os melhores currys”, finaliza.

Serviço:

Curry Pasta

Endereço: Rua Manoel Ribas, 750 – Mercês

Horário: Terça a Domingo - almoço

Terça a Sábado - almoço e jantar

Ter e Quarta – 11h30 às 22h

Quinta, Sexta, Sábado – 11h30 às 23h

Telefone de contato – (41) 99997-2053 

Fotos dos pratos: Fernando Zequinão