Pular para o conteúdo principal

Vinhos da Zacharias Winery para Curitiba

A histórica ZACHARIAS WINERY é uma das maiores vinícolas familiares e uma empresa em rápida ascensão na indústria do vinho na Grécia, Denominação de Origem Protegida (DOP) Nemea  e Indicação Geográfrica Protegida (IGP) Peloponeso.
A Vinicola produz vinhos desde 1960 e combina elementos tradicionais, como tanques de concreto tipo francês e tecnologia de ponta.
A Vinícola Zacharias Winery, KOS Vinhos Especiais GRK Products, promoveram um encontro muito agradável e en petit comité, com o apoio da Comunidade Européia, para apresentação dos vinhos gregos. O encontro foi no charmoso e aconchegante La Varenne, em noite fria e ideal para harmonização vinho-prato. 
A apresentação dos rótulos para os seletos convidados, coube ao sommelier Guilherme Balbino. Os rótulos da degustação harmonizada foram: Zacharias Assyrtiko BrancoOmikron Agiorgitiko Tinto e o Zacharias Nemea Tinto.
A entrada, tentáculos de polvo grelhado com azeite de manjericão e limão siciliano, foi harmonizada divinamente com o Zacharias Assyrtiko Branco 2019.
A uva Assyrtiko é uma uva autóctone grega muito versátil. Esse branco tem cor palha intensa com reflexos esverdeados. No nariz apresenta  notas de frutos cítricos, como raspas de limão, lima e maçã verde com toques de mel. Em boca tem muito  frescor, boa estrutura, acidez, tem mineralidade e ótima persistência.
O primeiro prato, papardelle fresco com ragout de cordeiro foi degustado com o 
Omikron Agiorgitiko Tinto 2019.
O vinho é produzido com 100% da versátil uva Agiorgitiko, tem linda cor rubi é um vinho grego de médio corpo, ótimo aroma de frutos vermelhos silvestres e toques condimentados. Vinho com textura suave e aveludado, com taninos e acidez em perfeito equilíbrio.
Em perfeita harmonia, degustamos o saboroso e suculento carret de cordeiro com risoto milanês com o vinho Tinto Grego Zacharias NEMEA.
Tinto seco, produzido 100% com a casta autóctone Agiorgitiko. De cor vermelha rubi profundo, tem aroma de frutas vermelhas maduras como cereja, morango a ameixa e bouquet de especiarias com notas de baunilha e nozes. É um vinho elegante, encorpado, aveludado,, com acidez equilibrada e taninos macios. 
Da esquerda para a direita: o sommelier Guilherme Balbino; o Conselheiro Marios Mathioudakis, do Consulado Geral da Grécia em São Paulo; Ronaldo Bohnestengel, gestor do restaurante La Varenne; o sócio-proprietário da KOS Vinhos Especiais e representante da marca para a região Sul, Nelson Loureiro Alves e Felipe Silveira da importadora GRK Products.
Nelson Loureiro Alves, da KOS Vinhos Especiais com Márcia Toccafondo.
Todo charme e beleza do restaurante La Varenne, local do encontro para a degustação dos vinhos gregos da Zacharias Winery.
Crédito das fotos: Márcia Toccafondo.