Pular para o conteúdo principal

Festival de Culturas Tradicionais lança conteúdo permanente na internet

Lia Marchi

Com um público total de cerca de quatro mil pessoas, foi encerrado neste final de semana a primeira edição do Festival de Culturas Tradicionais, evento online que reuniu diversas etnias e manifestações artísticas do Paraná. Inicialmente previsto para ser realizado ao vivo, ele foi transferido para a internet por conta da pandemia. Tudo que aconteceu entre o dia 26 de janeiro e 28 de fevereiro de 2021 agora está disponível no canal do Youtube da produtora Lia Marchi, idealizadora do evento: www.youtube.com/LiaMarchi

Toda a programação foi gratuita e o acesso continua sendo livre no Youtube. Os conteúdos estão separados em duas playlists: oficinas práticas e apresentações.

 

Entre as manifestações culturais registradas, estão o fandango (grupos Fandanguará e Mandicuera), os tambores japoneses do grupo Wakaba Taikô, o circo do Grupo Zanchettini e as raízes africanas do grupo Força da Capoeira.

 

As oficinas, por sua vez, trouxeram conteúdos voltados a crianças, pais e professores, ensinando a criar jogos, brinquedos outras atividades lúdicas e culturais.

 

O evento foi realizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação, e tem Lia Marchi como curadora e LM Stein como produtor. A dupla tem um extenso trabalho de documentação e divulgação de tradições populares, tendo registrado ao longo de 20 anos diferentes culturas do Brasil e de Portugal, editando livros e documentários. Projetos com temáticas que passam por Folia de Reis, Boi de Mamão, Fandango e as benzedeiras fazem parte das realizações da Olaria.

 

O Festival de Culturas Tradicionais é um projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, e conta com incentivo de Higi Serv, Imobiliária Razão e Shopping Mueller.

Foto: Divulgação.