Pular para o conteúdo principal

A vida doce como um tiramisù

O Tiramisù resiste. Está confirmada a quarta edição da Tiramisù World Cup no início de novembro em Treviso, na Itália. Além do país sede, estão inscritos concorrentes do Reino Unido, França, Polônia e Croácia para competir no torneio mais saboroso do mundo. A missão: preparar um Tiramisù irretocável seja da forma tradicional com os ingredientes clássicos: biscoitos savoiardi/pavesini, mascarpone, café, ovos, cacau e açúcar; ou dar asas à imaginação e criar um Tiramisù criativo. Os critérios de avaliação vão considerar a execução, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar em cada Tiramisú.

Este ano, foi preciso redimensionar o evento para 200 vagas, seguindo as novas normas de segurança. As inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas. “Foram quase todas preenchidas durante o período de lockdown. Mas ainda dá tempo de se inscrever!”, convoca Francesco Redi, CEO da Tiramisù World Cup, durante o lançamento oficial da quarta edição da Tiramisù World Cup, organizada pela agência de turismo gastronômico Twissen Group, no dia 9 deste mês, na Itália.

As inscrições são feitas diretamente pelo site da Tiramisù World Cup tiramisuworldcup.com/partecipa/, pagando uma taxa de 20 Euros, com provas presenciais na cidade sede italiana. O valor inclui o kit do concorrente: ingredientes do tiramisù original (biscoitos savoiardi/pavesini, mascarpone, café, ovos, cacau e açúcar), prato oficial do evento e um brinde surpresa.

A semifinal e a final da competição para amadores mantêm-se firmes, agendadas para 1 de novembroOs campeões mundiais ganharão uma viagem a uma capital europeia, ainda não divulgada, além de participar de eventos exclusivos pela web. Haverá também um prêmio surpresa dos biscoitos Pavesini Barilla.

A grande final seguirá todas as normas de segurança exigidas pela OMS, para segurança do público, como uso de máscara e distanciamento: “Estamos nos esforçando para produzir um grande evento. Apesar das limitações impostas pelo período de pandemia, acreditamos que o público irá se surpreender novamente”, afirma Redi.

Este ano o Tiramisù World Cup vem com o tema “Treviso, cidade do esporte”, que inclui também estilo de vida, turismo esportivo (ciclismo, equitação, golf, canoagem). As principais marcas locais do esporte de Treviso estarão presentes, como Lotto, Nordica, Diadora e Barilla. É possível acompanhar todas as etapas do processo pelo site oficial do evento tiramisuworldcup.com/.

No lançamento oficial do evento, Redi salientou que, de acordo com pesquisas da Twissen, o Tiramisù World Cup ganhou mercados, nos últimos anos, em países como Indonésia, Turquia e Coreia do Sul: “E há muitas startups que nasceram da Copa do Mundo de Tiramisù. Entre concorrentes, campeões e finalistas, muitos já abriram seu próprio negócio”, comemora.

Durante o período de pandemia do Covid-19, os preparativos da competição mais doce do mundo, mantiveram-se a pleno vapor durante esses meses, pelas redes sociais. Devido à necessidade de isolamento físico, a organização criou uma programação especial de conteúdo e eventos multiplataforma pelo site, Instagram e Youtube. Tem receitas dos campeões mundiais, dicas exclusivas de pratos e entrevistas com personalidades italianas do setor.

Pelo Instagram, um evento chamado IG Festival dedicou-se a divulgar os ingredientes do tiramisù: açúcar, ovos, mascarpone, biscoitos savoiardi, café e cacau. Em cada episódio, foi trabalhado um ingrediente por vez, por exemplo, os ovos. Os participantes postavam uma foto do prato preparado com os ovos e a receita, que não precisava ser necessariamente o tiramisù: “A ideia era descobrir novas possibilidades de uso do ingrediente, bem como outros elementos que podem ser combinados com esse item.

“Além disso, queríamos gerar interação com o usuário”, explica Francesco Redi. Ele conta que o site do evento tiramisuworldcup.com/ traz um novo plano editorial, veiculando conteúdo exclusivo sobre estilo de vida e cultura gastronômica, além de combinação de ingredientes, conselhos culinários e receitas.

Já pelo Youtube, o programa “UnTiramisù con...” traz importantes personalidades da confeitaria italiana no canal da Tiramisù World Cup. Trata-se de uma série online de entrevistas que mostra diferentes realidades e ideias inspiradoras relacionadas ao famoso doce italiano.

O primeiro entrevistado é Roberto Lestani, cavaleiro de Ordem de Mérito da República Italiana e presidente da Federação Internacional de Pasticceria, Sorveteria e Chocolateria. A gravação foi feita no restaurante onde teria surgido o tiramisù original, em 1962, o Le Beccherie, de Roberto Linguanotto.

Outro convidado da série é o produtor teatral Ugo Massabò, italiano que vive em Cornwall, no interior da Inglaterra. Por lá, Massabò fundou a empresa TiramisUGO, preparando sua tradicional (e secreta) receita de família.

Um novo ciclo de entrevistas está previsto para outubro, mês em que também estreia o programa online “TWC Experience” tiramisuworldcup.com/esperienze/, por plataforma digital, com distribuição da Musement. Na atração, os campeões mundiais Fabio Peyla, Sara Arrigoni e Francesca Piovesana farão um show cooking, dando preciosas dicas para a preparação do tiramisù.

O famoso doce italiano ganhou ainda uma entidade para exaltá-lo, a Academia do Tiramisù, um braço cultural da Tiramisù World Cup. Trata-se de uma instituição de promoção social, sem fins lucrativos, criada em 2019, na Itália, em Treviso (Vêneto). Seu objetivo é resguardar a cultura gastronômica do tiramisù, difundindo informações sobre sua origem, preparação e degustação. Academia do Tiramisù foi reconhecida legalmente na Itália como uma iniciativa que valoriza e aprimora a cultura vêneta no mundo.

 

Etapa brasileira

No Brasil, a pré-seleção para a edição de 2020 da Tiramisù World Cup começou em novembro do ano passado, em Curitiba, com a presença dos dois campeões mundiais 2019: Fabio Peyla (Tiramisù Clássico) e Sara Arrigoni (Tiramisù Criativo), junto de Francesco Redi. Na ocasião, os campeões integraram o júri da pré-seleção brasileira e serviram o melhor tiramisù do mundo em um jantar de gala para 200 convidados, no Palácio Garibaldi, com presença da presidente Cida Borghetti e do cônsul geral da Itália naquele período, Raffaele Festa, entre outras autoridades.

A população de Curitiba também teve oportunidade de provar o tiramisù campeão em espaço público, quando Fabio e Sara serviram sua receita na Praça Osório, centro da cidade. Durante sua rápida passagem pelo Paraná, a dupla fez ainda um tour histórico por Curitiba e deu uma esticada até a Ilha do Mel, para conhecer as belezas naturais de lá.

Atualmente, devido à pandemia do Covid-19, a seleção nacional para eleger o representante do Brasil na Itália foi adiada temporariamente, ainda sem previsão de retomada.

 

Serviço

Tiramisù World Cup 2020

- Site oficial: tiramisuworldcup.com/

- Quando: Semifinal e Final – 1 de novembro

- Onde: Treviso, Itália – As provas são presenciais.

- Preço: 20 Euros (taxa de inscrição)

- Inscrições diretamente pelo link: tiramisuworldcup.com/partecipa/

Academia do Tiramisù

- Site oficial (em construção): www.tiramisuacademy.org


Foto: divulgação.