Pular para o conteúdo principal

Sommelière da Evino dá dicas para harmonização de churrasco e vinhoS

 O Dia dos Pais está chegando e a melhor forma de celebrar a data ainda é com o churrasco no final de semana - fisicamente ou compartilhando o momento em uma vídeochamada, respeitando o momento de reclusão. Neste ano já tão diferente e de novos hábitos, que tal deixar a cerveja de lado e experimentar algo novo: abrir um bom vinho para acompanhar as carnes e celebrar a data, mesmo que à distância?

Apesar de ser uma combinação ainda desconhecida por muitos, o vinho combina muito bem com churrasco. "Um dos grandes aliados nessa harmonização é o sal, pois devido à sua capacidade de alterar a textura do vinho, torna a bebida mais palatável e até mesmo mais frutada", explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino. "Por causa desta característica do sal, é comum encontrarmos harmonizações de vinhos tintos com taninos mais marcados e carnes vermelhas", afirma.

Mas não são só os tintos que combinam com o churrasco - os diferentes tipos de carne pedem vinhos diferentes. "As mais gordurosas, como as de porco, combinam melhor com vinhos mais ácidos, podendo ser tintos ou até brancos. Já as vermelhas mais magras formam um bom par com tintos com pouca presença de taninos", afirma a sommelière. As carnes brancas também não ficam de fora. "Nesses casos, podemos ir para o tradicional vinho branco, ou tintos mais leves, como aqueles feitos com Gamay ou Pinot Noir", diz Jessica.
Quer algumas dicas para celebrar o Dia dos Pais com um bom churrasco e vinhos? A Evino te ajuda com seis sugestões de harmonizações que não têm erro:

Carnes vermelhas e Malbec
Para as mais clássicas do churrasco, Jessica recomenda um vinho coringa e famoso por sua harmonização com carnes - o Malbec. "Esses vinhos são ótimos devido à sua forte estrutura e robustez, ideais para acompanhar os diferentes tipos de carne vermelha em um churrasco", afirma a sommelière.

Uma ótima opção é o Goulart W Winemaker Winehunter Malbec, tinto saboroso e robusto, de cultivo cuidadoso e orgânico, perfeito para harmonizar com carnes grelhadas.

Carnes brancas e Chardonnay
Para trazer equilíbrio e frescor nessa combinação, o ideal é seguir com vinhos branco, como um bom Chardonnay. "Como possuem sabor mais delicado, essas proteínas normalmente são acompanhadas por vinhos leves para que não roubem o sabor do prato", explica Jessica.
Para essa harmonização, aposte em um Las Rocas Chardonnay Valle Central 2019, branco saboroso, frutado e com um leque de aromas sem comparação. Este vinho também combina muito bem com o pão de alho, que tem se tornado protagonista em muitos churrascos.

Linguiça e rosé
"A linguiça, em geral, não possui sabores acentuados e conta com um leve teor de gordura. Portanto, um vinho rosé é um bom par para equilibrar ambas as características", afirma a sommelière. O Cruzeiro Rosado Vinho Verde é um bom acompanhamento e serve também para aquelas linguiças mais apimentadas, que pedem um vinho menos alcoólico.

Costela e Carménère
"A costela é uma carne mais gordurosa e macia, por isso seu par perfeito são tintos de acidez alta, com notas mais defumadas e de especiarias, como o Carménère", afirma a sommelière. Uma recomendação é o Valle de Atacama Single Vineyard Carménère 2019vinho equilibrado e frutado, com taninos aveludados e final longo.

Queijo coalho e Sauvignon Blanc
"O azedinho do queijo coalho e sua textura, além de uma possível adição de ervas aromáticas, vão muito bem com um Sauvignon Blanc", afirma a sommelière. Uma sugestão é o Parras del 43 Sauvignon Blanc Central Valley D.O. 2019vinho refrescante e com notas herbáceas.
Foto: divulgação.