Pular para o conteúdo principal

Venda de vinhos orgânicos cresce 20% ao ano

Rótulos elaborados com a mínima intervenção e com matéria-prima livre de agrotóxicos conquistam cada vez mais os consumidores que buscam produtos saudáveis. 
 A busca por produtos saudáveis, com o mínimo de intervenção química e elaborados a partir de matéria-prima livre de agrotóxicos também tem atraído os consumidores de vinhos. Segundo dados da empresa de pesquisa Wine Intelligence, o vinho orgânico representa cerca de 2,8% do mercado mundial e a comercialização de rótulos cresceu 20%, em média, nos últimos cinco anos.  O crescimento de mercado apontado pela Wine Intelligence é atestado pelo vitivinicultor Acir Boroto. Segundo o produtor, a procura pelos espumantes elaborados com uva orgânica teve um incremento de mais de 30% nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. 
“A participação cada vez maior do público em eventos voltados para os consumidores de produtos naturais, orgânicos e biodinâmicos confirma essa tendência. É um mercado que cresce de forma consistente”, afirma o produtor. 
 De olho nesse mercado, um grupo de produtores de vinhos naturais e orgânicos brasileiros participará da Wine South America 2019, principal evento do setor na América Latina, que ocorre entre os dias 25 e 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. É a primeira vez que os produtores orgânicos terão um estande coletivo na feira, que estreou no ano passado com a participação de mais de 6 mil compradores de todas as regiões do Brasil e de 16 países.
Em 2019, o Rio Grande do Sul elaborou 42,9 mil litros de vinhos orgânicos e 628,4 mil litros de suco de uva desta categoria. É o primeiro ano-safra em que é possível diferenciar a produção convencional da orgânica devido à mudança no Sistema do Cadastro Vinícola (Sisdevin), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS). Estima-se que o Estado responda por cerca de 90% da elaboração de vinhos no Brasil. O Rio Grande do Sul é a única federação brasileira que possui um cadastro com os dados de produção e comercialização.
Crédito da foto: Dandy Marchetti/Banco de Imagens Ibravin.