Pular para o conteúdo principal

MAE-UFPR comemora 56 anos na Festa das Nações em Paranaguá

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) comemora seus 56 anos no dia 27 de julho (sábado) com a apresentação musical do UM2UO e o lançamento do documentário Ko Yvy Ma Ndopa Mo’ãi “Essa terra não vai terminar” em ParanaguáA solenidade de aniversário contará com a apresentação do grupo na praça em frente ao Museu, no Centro Histórico, durante a Feira das Nações. A feira é realizada também em comemoração dos 371 anos da fundação da cidade iniciando-se nesta sexta-feira (19) e tem programação até dia 29 deste mês, em palco montado na praça 29 de Julho. 
UM2UO (leia-se “umduo”) é um grupo de música de câmara vinculado à Orquestra Filarmônica da UFPR. Formado por Luís Fernando Diogo e Vinícius Portes, o grupo já se apresentou em festivais de música como o Festival de Inverno da UFPR em Antonina e Festival Villa Lobos, no Rio de Janeiro, no qual foi premiado no Concurso Internacional de Música de Câmara no ano de 2016. 
Nessa mesma tarde, no auditório do Museu, às 16h, acontece o lançamento do documentário “Essa terra não vai terminar”, dirigido por Matias Dala Stella. O filme fala sobre os indígenas Mbyá Guarani da aldeia de Pindoty, na Ilha da Cotinga, e de suas estratégias de fortalecimento em frente ao mundo dos brancos. Lembrando que essa  é uma boa oportunidade para conhecer a exposição “Nhande Mbyá Rekó - Nosso Jeito de Ser Guarani”, que também contou com a participação da aldeia Pindoty junto com outras 4 comunidades guarani do litoral em seu processo de curadoria.
Fundado no mesmo dia do aniversário de 315 anos de Paranaguá, em 29 de julho de 1963 por José Loureiro Fernandes, o MAE-UFPR é responsável pelo cuidado de mais de 80.000 peças, composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas pioneiras do Brasil, sobre populações indígenas e cultura popular. Vêm desenvolvendo uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações e produtos educativos e lúdicos, como jogos e brincadeiras, voltados principalmente às escolas de ensino fundamental e médio. Através da Extensão Universitária, o Museu também se propõe a ser um espaço participativo da Comunidade, buscando tornar-se cada vez mais aberto para as expressões artísticas, a pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento.
SERVIÇO
Aniversário de 56 anos do MAE-UFPR 
Quando: Sábado, 27/07/2019 às 12h (apresentação UM2UO) e às 16h (documentário)
Onde: Palco da praça 29 de Julho e auditório do MAE-UFPR (entradas pela porta em frente à praça e pela Rua XV de Novembro, 575) - Centro Histórico de Paranaguá
Confirme sua participação no evento: https://www.facebook.com/events/2877076752334135/
ENTRADA FRANCA 
Mais Informações: www.mae.ufpr.br 
Trailer “Essa Terra Não Vai Terminar”: https://vimeo.com/336848652
Foto: divulgação.