Pular para o conteúdo principal

Chef Délio Canabrava traz Queima do alho para Curitiba

Tradição tropeira será realizada pela primeira vez na capital do Paraná em evento aberto ao público, com culinária típica dos boiadeiros e música sertaneja.
Vem aí a 1ª Queima do Alho Curitiba. De iniciativa do chef Délio Canabrava, o tradicional festival de cozinha tropeira chega à capital paranaense no sábado, 06 de outubro, a partir das 11h, e promete dar água na boca dos habitantes da terra do leite quente. Às 15h, o chef Délio vai fazer uma destilação de cachaça para que o público conheça o processo. Inspirada na mais antiga manifestação gastronômica do país, a releitura curitibana será aberta ao público e realizada na área externa do Bar CanaBenta, em um espaço de mais de 400 m², com capacidade para 400 pessoas.
O evento promete reunir história e sabor. A 1ª Queima do Alho Curitiba propõe uma aliança entre ingredientes de diferentes regiões do Brasil, realçando o elo entre sudeste, sul e centro-oeste, regiões percorridas pelos tropeiros no passado. Depois de anos estudando eventos semelhantes realizados pelo Brasil, Délio Canabrava decidiu trazer o evento para Curitiba, buscando preservar aquela que é considerada a primeira manifestação gastronômica do país. “Criamos um evento de churrasco caipiria tipicamente brasileiro, com nossa história, nossa cultura e nosso tempero”, relata o chef idealizador da edição. A família mineira e o avô tropeiro foram algumas das motivações que inspiraram a decoração do Bar CanaBenta que agora realça as características do evento que será pioneiro entre o público curitibano. “Minha cultura é mineira e o CanaBenta já carrega essa inspiração caipira-tropeira”, completa.
Serão quatro opções de carnes tipicamente tropeiras e acompanhamentos feitos pelas mãos de chefs convidados e com notável reconhecimento: Gabriela Carvalho, Celso Freire, Rosane Radecki, Maurício Dobis, Mestre Campagnolo, Rodger Weiss, Caio Canabrava e Eva dos Santos. A ação também contará com a colaboração dos alunos de gastronomia do Espaço Gourmet.
Cardápio
Aberto ao público, o formato do evento permite que os participantes circulem por diferentes opções gastronômicas e pague apenas pela consumação. A refeição terá custo de R$ 30,00 por pessoa, incluindo uma carne e cinco acompanhamentos. A tradicional costela fogo de chão compõe o cardápio, além do leitão pururuca, hambúrguer na grelha e cordeiro. Também serão servidos arroz carreteiro, feijão tropeiro e paçoca de carne. Entre as bebidas, estão a cachaça, com itens da Confraria Paranaense da Cachaça, e o chopp com cervejas locais e artesanais. Para fechar com chave de ouro, os apreciadores da boa gastronomia poderão degustar as sobremesas da Confeitaria Banoffi e gelato. O café, que não pode faltar na festividade, será oferecido pela Melitta.
As atrações não acabam na mesa. O evento é petfriendly (com área reservada aos animais de estimação), haverá espaço kids para diversão infantil e ambiente próprio para os ciclistas acomodarem as bikes. A música ao vivo fica por conta do músico Zomzera, que já animou a Festa de Barretos e vai colaborar com o clima tropeiro com repertório sertanejo. A expectativa é que o evento cresça e seja realizado anualmente, reunindo comitivas para realização de uma competição, como manda a tradição. A primeira edição deve receber 600 pessoas.
Sobre a tradição “queima alho”
O Queima Alho ficou assim conhecido porque quando os boiadeiros começavam a fazer as comidas, jogavam o alho sobre a panela quente para fazer o almoço para a “peãozada” e, então,  o aroma característico do alho subia e atraía os peões de longe para a refeição. Reza a lenda que falavam que havia começado a queima do alho, ou seja, “comida a vista”. Um cardápio simples, mas reforçado, para garantir a energia da comitiva.
Serviço
1ª Queima de Alho Curitiba
06 de outubro - sábado, das 11h às 18h
Estacionamento Bar CanaBenta