Pular para o conteúdo principal

‘Cava’ segundo Jaume Gramona Marti

Pela primeira vez conduzindo um curso no Brasil, Jaume Gramona Marti vem compartilhar seu profundo conhecimento sobre Cava com um seleto grupo de 30 enólogos brasileiros. Reconhecido como uma das principais celebridades no assunto, o espanhol aceitou o convite da Associação Brasileira de Enologia (ABE) para estar nos dias 9 e 10 de julho conduzindo o tema ‘Conhecendo a Região do Cava e seus Espumantes’. O evento será no Salão Chardonnay, do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves - RS.
 Durante dois dias, um seleto grupo de 30 profissionais terá o privilégio de fazer uma imersão pelo universo de um dos espumantes mais famosos e reconhecidos do mundo: Cava. Serão 10 horas de intenso aprendizado. A oportunidade, gerada pela ABE, tem o patrocínio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, este será um grande momento para aprofundar conhecimentos sobre a região e seu principal espumante. “Cava tem o reconhecimento internacional e a tradição que serve de exemplo para o mundo vitivinícola. Oportunizar aos enólogos associados este contato é o principal objetivo da ABE”, destaca. Além de informações preciosas, os enólogos participantes também terão a chance de degustar vinhos base e cavas com um dos mais respeitados profissionais do setor.
O curso inicia com a apresentação de um panorama geral dos países que elaboram espumantes ao redor do mundo, focando, posteriormente, na denominação Cava com destaque para aspectos relevantes que devem ser respeitados para a elaboração deste tipo de espumante com qualidade. Ao final, serão degustados vinhos bases e seus respectivos espumantes Cava.
No segundo dia de curso, o enfoque será voltado para o método de elaboração do espumante denominado Cava, onde serão degustados Cavas de importância internacional, como também espumantes brasileiros elaborados pelo método tradicional.
 Quem é Jaume Gramona Marti?
Depois de se formar em 1985, em Madrid, como Especialista Técnico em Enologia e Viticultura, Gramona conquistou seu Diploma Nacional de Enologia em 1988, em Dijon.
Desde 1987, Jaume Gramona é o Diretor Técnico da Gramona, sendo também o CEO da empresa desde 1995. Desde 1990, é docente associado do curso de Enologia e Viticultura na Faculdade de Enologia da Universidade Rovira i Virgili, e desde 2009 tem trabalhado como conferencista de "espumante assunto" no Instituto de Treinamento Corporativo Câmara de Comércio de Madrid e Alicante (desde 2014).
 Desde 2013 ele é Presidente do Instituto del Cava - Associação de Comércio. De 2011 a 2014, foi Presidente da Innovi (Wine Cluster). Desde 2013, também faz parte do Cava Regulatory Board como porta-voz do Subcenso 3. Desde 2015, é presidente da Aliance per la Terra (Associação de Produtores de Uva Biodinâmica).
Informações e inscrições: enologia@terra.com.br  ou pelo (54) 3452.6289
Foto: Divulgação.