Pular para o conteúdo principal

Em junho estreia no Brasil Anna Karenina: A História de Vronsky

Diretor do histórico estúdio de cinema russo MOSFILM vem ao Brasil
para o lançamento do seu longa ANNA KARENINA: A HISTÓRIA DE VRONSKY
Personagem clássica da literatura russa e mundial, Anna Karenina retorna às telas do cinema sob o ponto de vista de seu amante no novo longa-metragem russo Anna Karenina: A História de Vronsky, que estreia no dia 07 de junho (quinta-feira), em diversas capitais brasileiras. Para o lançamento do filme, o cineasta Karen Shakhnazarov vem ao Brasil e participa de eventos com produtores locais, imprensa e pré-estreias nos dias 05 e 06 de junho. Além de divulgar seu mais recente trabalho, em que assina a direção, o roteiro e a produção, o também diretor geral do Mosfilm compartilhará sua experiência de vinte anos à frente do histórico estúdio que fomentou o cinema soviético de Sergei M. Eisenstein, Andrei Tarkóvski e tantos outros nomes, transformando-o, após uma crise, na maior empresa de produção de conteúdo audiovisual da Europa atualmente.
Baseado no romance "Anna Karenina", de León Tolstói, e nas "Notas de um Médico sobre a Guerra Russo-Japonesa", de Vikenty Veresaev, o longa Anna Karenina: A História de Vronsky parte do encontro entre o Dr. Sergei Karenin, filho de Anna, e Vronsky, logo após o término de uma das batalhas da Guerra Russo-Japonesa, em um vilarejo de Manchúria no início do século XX. Responsável pelo hospital militar, o filho de Anna Karenina resolve conversar com Vrosnky para tentar entender as escolhas de sua mãe.
As filmagens do longa foram realizadas simultaneamente às da minissérie Anna Karenina, também dirigida por Karen Shakhnazarov e exibida no canal estatal Rússia-1, em 2017. Enquanto a produção televisiva está mais próxima do clássico de Tolstói, o longa, que também estreou na Rússia no ano passado, logo após o seriado chegar ao fim, segue o viés do livro de Veresaev, com um Vronsky envelhecido reavivando as memórias do passado e percebendo que sempre esteve preso a elas. Além disso, o filme apresenta cenas de batalhas que só as telas do cinema poderiam fazer jus ao seu aspecto espetacular.
Anna Karenina: A História de Vronsky abriu a 4ª edição da Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, em dezembro passado, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Agora, o título marca a entrada no circuito comercial da distribuidora CPC-UMES Filmes, que desde 2014 é atuante no mercado nacional de home video e organiza a mostra de cinema soviético e russo citada, graças à parceria com o Mosfilm, que lhe permite o licenciamento do catálogo do estúdio.
Sinopse
1904. Guerra Russo-Japonesa. Manchúria. Hospital militar russo nas estações de retirada de um vilarejo chinês parcialmente destruído. O responsável pelo hospital, Sergei Karenin, descobre que o Conde Vronsky, ferido e em recuperação ali, é o homem que arruinou a vida de sua mãe, Anna Karenina. Sem nutrir esperanças ou esperar respostas, Karenin faz a Vronsky a pergunta que o vem atormentando por toda a vida: o que fez a sua mãe tirar a própria vida? Depois de hesitar um pouco, Vronsky concorda em contar a história de seu trágico amor por Anna Karenina, ressaltando que as pessoas só lembram o que escolhem se lembrar. Imerso no passado, Vronsky começa a rememorar uma história de 30 anos atrás e finalmente percebe o quanto, ao longo dos anos, esteve sufocado pelo passado.
Ficha Técnica
Rússia, 2017, 138 min, cor
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Alexey Buzin, Karen Shakhnazarov
Trilha Sonora: Yuriy Poteenko
Direção de Fotografia: Aleksandr Kuznetsov
Elenco: Anna Karenina – Elizaveta Boyarskaya; Vronsky – Maksim Matveyev; Karenin – Vitaly Kishchenko; Sergei Karenin – Kirill Grebenshchikov / Makar Mikhalkin