Pular para o conteúdo principal

Château Smith Haut Lafitte na Confraria Feminina do Vinho de Curitiba

Ontem, dia 17 de outubro de 2017, em noite agradável primaveril curitibana, tivemos mais uma reunião mensal da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, que normalmente acontece na terceira terça-feira de cada mês. O encontro foi no restaurante La Varenne, no Pátio Batel. A cada encontro a certeza de que estamos aprendendo e degustando sempre os melhores vinhos. As estrelas da nossa noite foram os 2 rótulos da vinícola francesa Château Smith Haut Lafitte, da região de Pessac, Leognam, Bordeaux e 1 rótulo do Château Haut Sarpe, de Saint Emilion, Bordeaux. O primeiro vinho foi um branco maravilhoso: Les Hauts de Smith, com 100% Sauvignon Blanc; safra 2012; 13% teor de álcool; com aromas de frutas amarelas e brancas (pêssego branco, damasco e manga), flores de acácia e notas de baunilha doce. De perfeita acidez, persistência e frescor, a maturidade das uvas concede ao vinho sabores deliciosos de frutas amarelas como pêssego, manga madura e especiarias. Unanimidade de bis por parte das confreiras presentes. O segundo vinho foi o tinto Le Petit Haut Lafitte, safra 2010; com 14% de teor alcoólico. Na composição das uvas: 55% Cabernet Sauvignon e 45% Merlot. Esse tinto  elaborado com os mesmos cuidados do Gran Cru, mereceu nota 91 pela revista Wine Spectator e pode ser saboreado agora, como nós fizemos, ou até o ano de 2021. Aromas deliciosos de framboesas silvestres, notas de alcaçuz,  toque floral de violetas e chá preto... Divino! Sobre o terceiro e último vinho o rótulo fala por si: Grand Cru Classé Château Haut Sape, safra 2008; 13% de teor alcoólico; uvas Merlot (70%) e Cabernet Franc (30%); 18 meses em barricas de carvalho francês sendo 30% novas; com estimativa de guarda de até 10 anos. No nariz emana notas de cassis e framboesas maduras, folhagem úmida e alcacuz. Em boca tem muita elegância, charme e equilíbrio, com ótima persitência no final de boca e é simplesmente... memorável!

Além dos vinhos, o Château Smith Haut Lafitte é também detentora da marca de cosméticos orgânicos Caudalie, cuja matéria prima é totalmente extraída da videira e que dela tudo se aproveita: uva, sementes, caule e flores. A confreira Maria do Carmo Bado, foi a responsável pela apresentação dos rótulos da noite e, para o encontro, convidou o gerente nacional de varejo da Caudalie, Cesar Brito, que nos presenteou com os dois vinhos do Château e que são raros aqui no Brasil e nos apresentou a linha de produtos da Caudalie, feitos com produtos extraídos das parreiras da vinícola.




César Britogerente nacional de varejo da Caudalie, explicou entre outras curiosidades, que a marca de cosméticos é orgânica e a matéria-prima é retirada das próprias videiras do Château Smith Haut Lafitte . A Caudalie tem seus produtos patenteados e são 3 as patentes: Polifenol, extraído da semente da uva; Resveratrol, encontrado na pele e na semente da uva, sendo um firmador da pele e a Viniferina que é a seiva retirada do caule da videira, que trata a pele clareando e retirando manchas, deixando-a com a aparência jovem e aveludada.
Da esq. para dir. as confreiras: Sandra Lunedo, Maria do Carmo Bado, Analzira Carneiro, Márcia Toccafondo, Isabel (Isa) Pudles, Marlene Beck, Mônica Meira e Sueli Rita Floriani Martinez.










A gastronomia da noite foi assinada com muito capricho pela dupla Felipe e Mayra do La Varenne. Entrada: Ratatouille de legumes frios...para acompanhar o vinho branco do Château Smith Haut Lafitte.
Hhhhuuummm... amei!!

Belo tinto de cor linda rubi intenso e brilhante: Le Petit Haut Lafitte 2012. Ficou na minha memória olfativa e gustativa... especial demais! 
E como o tema foi a França nada melhor do que um Coq au vin com legumes para acompanhar o tinto posudo Grand Cru Classé Château Haut Sape.









A sobremesa escolhida foi a Torta mousse au chocolate..sem erro!

Noite para não cair no esquecimento.
Confira o site do  Château Smith Haut Lafitte em:  https://www.smith-haut-lafitte.com/ e o da Caudalie em: https://br.caudalie.com 
Fotos por Márcia Toccafondo, Sandra Lunedo e Sueli Rita Martinez.