Pular para o conteúdo principal

Eduardo Bragança traz tendência de grandes metrópoles para Curitiba

Artista plástico português radicado em Curitiba desde 2014 traz à capital paranaense a tendência, bastante difundida nas grandes metrópoles mundiais, de trabalhar intervenções artísticas no cenário urbano como uma forma de conciliar e revitalizar a cidade.
 A cidade e sua alma cheia de movimento, vidas e histórias pulsam em Ritmo, instalação artística com assinatura do artista plástico português Eduardo Bragança que desde 16 de agosto embeleza e revitaliza uma das mais importantes áreas centrais de Curitiba. O Projeto Ritmo já nasce um marco para a capital paranaense e para o país. Trata-se da intervenção de arte urbana mais longa do Brasil, com 21 esculturas distribuídas por uma extensão de 300 metros de área no tradicional endereço da Rua Dr. Pedrosa, em uma região que abrange um raio relevante de endereços nobres, partindo do hotel NH Curitiba The Five, na esquina com a Rua Nunes Machado. “A arte concilia a cidade e as pessoas. A proposta com Ritmo foi de tornar a rua mais atrativa, propondo um novo ritmo para a cidade em um ponto que ganha notoriedade e movimento com o centro de convenções e o hotel The Five”, explica Eduardo Bragança.
Nas proximidades do endereço onde se encontram as esculturas de Ritmo, há bares, lojas, restaurantes e pontos de consumo diversos para o mercado de luxo, como o Shopping Pátio Batel. A princípio, o projeto tem autorização da prefeitura para ficar exposto por um ano, mas pode ser prolongado. As técnicas e materiais de alta tecnologia utilizados pelo artista plástico na execução das peças, expostas na parte central, que divide as duas faixas de rodagem da via, permite que tenham durabilidade prolongada. “As peças são feitas de um sanduíche de polímero e chapas de alumínio. Elas são cortadas a laser e adesivadas com uma proteção antipichação. Utilizei um processo raro e caro, mas que permite que as peças preservem sua identidade visual mesmo expostas em uma via pública e sujeitas às intempéries. É um processo adequado à arte urbana”, detalha o artista plástico.
O Projeto Ritmo conta com apoio da construtora Tecnisa e da Prefeitura de Curitiba, entre outros parceiros. Artista plástico consagrado nacional e internacionalmente, Eduardo Bragança já desenvolveu outros projetos envolvendo intervenções urbanas. “Em vários países, a arte urbana é uma forma de expressão já bastante difundida. É muito importante que no Brasil também ela possa se difundir, pois tem um potencial muito grande de harmonizar as relações entre a população e a cidade, além de estabelecer novos marcos icônicos e turísticos, atraindo visitação e resgatando no entorno o desejo de cuidar do bem público”, aponta Eduardo Bragança.
Fotos: Divulgação.