Melissa Crocetti ministra curso legal sobre vinhos sem você precisar sair de casa e não é à distância. No curso "Do Vinho Pro Mundo" a proposta é degustar e conhecer vinhos, na comodidade do seu espaço. E tem coisa melhor do que reunir os amigos em casa para conversar e experimentar vinhos? Com essa ideia em mente a jornalista e sommelière Melissa Crocetti resolveu criar o curso Do Vinho Pro Mundo, em Curitiba. A proposta é promover uma degustação diferenciada: parte-se da experimentação paraa geografia e as características do local onde o vinho produzido. Da prática para a teoria. As questões fundamentais da história e da cultura do vinho são abordadas em aulas independentes: não há módulos, nem sequência fixa. São eles, os vinhos, que guiam os encontros. E o melhor: ela, a Melissa, e os vinhos vão até a sua casa promover a degustação. Basta ter um número mínimo de cinco pessoas.
“O universo dos vinhos é muito amplo e eu queria montar aulas que partissem do vinho que experimentamos para a explicação teórica”, diz. “Claro que existe uma introdução sobre como é feita a bebida e a sua longa história, mas não queria falar da França inteira e só apresentar um vinho de Bordeaux, por exemplo, sendo que a produção francesa é muito diversificada e rende dezenas de aulas”. Se os vinhos são Primitivo de Manduria, ela fala sobre o sul da Itália; se são de Pinot Noir, fala-se da Borgonha, na França, ou então de Casablanca, no Chile; se é Filipa Pato, vamos falar da Bairrada, em Portugal. E assim por diante. Os rótulos degustados serão do Novo Mundo e do Velho Mundo e há a preocupação de ter vinhos que os alunos possam encontrar no supermercado/lojas, com bons preços. “Acredito que o mais interessante do vinho é isso: surpreender-se com suas histórias, lendas e métodos. É um universo incrível, imenso e um caminho sem volta; quem começa a estudar e degustar, se apaixona”, finaliza.
As aulas são informais e o público alvo são apreciadores de vinhos que buscam conhecer mais sobre a bebida e sua história, para aumentar o prazer da experiência, mas que não têm intenção de se profissionalizar no setor. Também pessoas que gostam de um bom bate-papo entre uma taça e outra. “Festa boa é aquela na qual você chega e já te entregam uma taça; nas aulas sigo essa mesma regra, assim os encontros fluem de uma maneira mais solta e as pessoas se sentem livres daqueles pré-conceitos de que o vinho é algo inacessível ou elitizado. Vinho é para todos os que gostam de vinho e ponto”.
Cada aula tem, em média, 2h30 de duração. Para outras informações acesse facebook.com/ dovinhopromundo/, mande um e-mail para melissa.crocetti@gmail. com ou através do telefone 41 99530-9990.
Crédito da Foto: Lisa Ross.
Crédito da Foto: Lisa Ross.