Pular para o conteúdo principal

Paradero... Aloha, Curitiba!!

Carrancas, estátuas budistas, almofadões coloridos e máscaras maori transformam o número 558 da Rua Coronel Dulcídio no novo point da surf music em Curitiba. O Paradero, que abriu suas portas no último dia 10 de fevereiro, na capital paranaense para abraçar um público carente de um espaço dedicado ao estilo, traz música e gastronomia inspirada na cultura havaiana como carros-chefe.

Hawain Lifestyle ganhou endereço próprio em Curitiba. Com decoração temática, trazida diretamente da Indonésia, a ideia é fazer do Paradero o novo point dos amantes do surf. A iluminação indireta simula o efeito de luz de velas e promove um clima de luau e futons e almofadas coloridas compõe a decoração da casa, fazendo referência à cultura havaiana. Dividido em dois ambientes, uma pista para shows ao vivo e outra para DJs embalarem a noitada, o Paradero tem projeto assinado pela arquiteta Shelly Skiba, que se inspirou na praia e nas sensações que ela traz: “A ideia foi criar ambientes alegres e leves e por isso a cor azul está presente em diferentes tonalidades e texturas. Estatuetas de Buda estão espalhadas pela casa, trazendo charme e tranquilidade, bem como as plantas, que dão vida e energia.


No lounge que faz a transição dos dois ambientes da casa usei um revestimento tropical que, unido ao sofá e aos almofadões, oferece uma sensação de aconchego. Foi neste ambiente que acomodamos a prancha do surfista Peterson, um amuleto para a casa”, conta Shelly. A prancha autografa mencionada pela arquiteta foi usada pelo surfista paranaense Peterson Rosa durante o WCT de 1998 (World Men's Championship Tour), quando se tornou o 1º brasileiro a conquistar uma etapa do campeonato no Brasil. Ainda de acordo com ela, a pista conta com um grande painel 3D em formato de ondas, além de uma grandiosa tela de Buda emoldurada com revestimento que simula vegetação, criando um espaço de divertimento e também de contemplação.
 A gastronomia também foi
 pensada especialmente para complementar o clima da casa. Assinado pelo premiado Chef Ivan Lopes, o menu é baseado no conceito de finger food, e foi inspirado na tropicalidade da comida havaiana. “Por reunir referências gastronômicas do mundo todo, a culinária havaiana é muito rica e passível de combinações diferentes. Pesquisei muito antes de elaborar o que seria servido na casa, e após alguns testes chegamos ao cardápio final. As frutas e ingredientes picantes, tão características da gastronomia da ilha, dão um toque especial aos pratos, como é o caso do Hawaian Poke, que não poderia faltar nessa seleção”, diz o chefe que criou diferentes versões para o tradicional prato da região, a base de peixe fresco, shoyo, gengibre e pimenta, com um pouco de arroz.
Entre as opções que remetem ao clima praiano, estão o Escabeche de sardinha com toast de broa de milho, o Ceviche de Tilápia com cebola roxa, milho crocante, cheiro verde, manga, leite de coco e pimenta dedo de moça e a Bruschetta de cogumelos frescos e gorgonzola. O chef destaca ainda os pratos com salmão como os carros chefe da casa, como o Tartar de Salmão com molho ponzu,  abacaxi, laranja, algas, óleo de gergelim e limão siciliano, e as Lâminas de salmão ao molho havaiano com batatas chips. Como um bom bar, a carta de drinks do Paradero não poderia ter menos destaque.
Paradero: Rua Coronel Dulcídio, 558,  Batel, Curitiba-PR. Telefone: (41) 3232-5098.
Fotos: Diogo Alexandre.