Pular para o conteúdo principal

Visitando a vinícola Filipa Pato, em Portugal

Estive com a enóloga Filipa Pato - uma das mulheres mais respeitadas do mundo vitivinícola - por 4 vezes, em São Paulo e Curitiba, e desta vez, tive a honra de estar em seus belos solos argilosos e calcários portuguesas, juntamente com integrantes da equipe Porto a Porto e Casa Flora, que comercializam seus rótulos para o Brasil. Filipa é uma super anfitriã e sabemos que a sua simpatia e queridice, somadas a sua competência e expertise, fazem a diferença nos seus belos vinhos "sem maquilhagem", como ela os define. Filipa e seu pai Luis Pato, são os enólogos responsáveis por propagar a casta Baga na Bairrada, elaborando vinhos com identidade própria. Filipa tem seus próprios projetos e caminha a passos largos, colocando seus belos rótulos refinados e elegantes, mundo afora, e se posicionando como uma das mais brilhantes enólogas de Portugal. Feliz em poder compartilhar um pouquinho de seus conhecimentos.
E nós ganhamos uma linda camiseta chamando a atenção para a casta "Baga" e embaixo a palabra "terroirista", é claro, de terroir. Posamos para a foto com o casal anfitrião Filipa Pato e o marido William Wouters em seu terraço com vista estonteante para a Bairrada:  Evandro Giacobbo, Roberta Chies, Simone Meirelles, Rodrigo Correa de OliveiraJuliana CostaMarian Guimarães, Gilza Severo, Elis Cabanilhas Glaser, Camila PodolakGerson Foltran Jr, Thaís Carvalhal, Gustavo Carvalhal, Márcio Barbier,  Márcia Toccafondo, João Pensin e Thiago Torres.
 Entre as vinhas, o capricho que mais parece um imenso jardim. As videiras são tratadas naturalmente, sem herbicidas.
O chef William Wouters, que hoje se dedica à gastronomia do espaço Filipa Pato, preparou verdadeiras delícias para nós.
E se você estiver em Portugal e puder participar de uma degustação vinho/prato na Filipa Pato, não perca, é só contactá-los. Vinhos, gastronomia e local maravilhosos!!
A entrada foi a refrescante salada de queijo fresco com tomatinhos, maçãs, pepinos e ervas aromáticas, degustada com o refrescante espumante 3B Rosé, Filipa PatoUma delícia!! Para o prato principal, William Wouters preparou uma galinha assada com molho de natas e tomilho, batatas rústicas e cenouras, harmonizado com o Nossa Calcário 2011. A sobremesa, Peras Bêbadas ao vinho tinto, foi acompanhada do vinho fortificado Espírito de Baga, suculência a toda prova.
Entre os rótulos degustados o refrescante espumante 3B Rosé, assinado pela enóloga Filipa Pato e elaborado com as uvas Baga e Bical na região da Bairrada, um dos melhores terroirs para espumante no país. Um vinho perfeito para acompanhar queijos de pasta dura, salmão ou frutos do mar. Bebemos o Post-Quercus Baga 2015 da dupla Filipa Pato e William Wouters, um vinho natural, gastronômico, de boa acidez e taninos equilibrados. Gostei!! Nossa Calcário Tinto 2011 (Baga), é um vinho tinto produzido por Filipa Pato e o seu marido William, sem muitos artifícios e intervenções, originário de vinhas velhas e fermentado em lagar de carvalho. É aromático, agradável e muito gastronômico. O vinho fortificado Espírito de Baga, projeto queridinho de Filipa Pato, é feito com uvas selecionadas e pisadas a pé em lagares. É fortificado com aguardente de Baga e o resultado é um vinho extremamente licoroso, com grande pesença de frutos vermelhos e negros maduros, e um "Q" de especiarias. Maravilha de vinho para queijos e sobremesa.
 Eu com a enóloga Filipa Pato em seu terroir.
Este amplo espaço é utilizado também para guardar garragas de vinhos degustados pelo casal e visitantes em prateleiras suspensas.
Filipa nos apresenta alguns maquinários da vinícola, entre eles uma máquina de dégorgement que prepara cerca de 2.500 garrafas por dia. A colocação da rolha é manual.
Alguns vinhos de Filipa Pato, em pequenas produções, geralmente originário de vinhas velhas da região da Bairrada, descansam em ânforas de barro (como eram feitos antigamente os vinhos), respeitando ainda mais a tradição e a fermentação da Baga.
A casa do pai e enólogo Luis Pato... encantadora!! 
E como eu gosto de estar entres as vinhas...