Pular para o conteúdo principal

Adega Carmim em Reghengos de Monsaraz-Alentejo, Portugal

Pegando carona com a Porto a Porto e a Casa Flora, importadoras responsáveis por trazer ao Brasil vinhos de qualidade e muita atitude, tivemos um roteiro vinícola de sonhos em Portugal e Espanha e que compartilho um pouquinho com vocês. Foram muitas experiências gratificantes no quesito qualidade dos vinhos, vinícolas encantadoras e cheias de história e o principal, material humano de primeira grandeza. Amei cada momento!  No meu primeiro post, que seráo vários, começo com a Adega Carmim. Como estou de férias e viajando vou postando aos poucos. Fotos por Márcia Toccafondo
A primeira adega visitada foi a Carmim-Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, maior vinícola de Portugal, no Alentejo, com mais de 900 associados. Líder no mercado nacional de vinhos, a cooperativa produz 24 rótulos que fazem a diferença em Portugal e no mundo.
Provamos muitos rótulos e entre eles: Reguengos Alentejo DOC, Garrafeira dos Sócios 2012, vinho delicioso, encorpado e com taninos suaves e de linda cor granada. É um corte de Alicante Bouschet (50%) - Trincadeira (30%) - Aragonês (20%), estagia cerca de oito a doze meses em pipas de carvalho francês. Após passar por madeira, o vinho é engarrafado e vai repousar com todo conforto e silêncio necessários. Monsaraz Premium 2011 (Alicante Bouschet (60%) - Touriga Nacional (20%) - Syrah (20%), vinho denso, posudo, de cor profunda e frutos negros e florais em boca e nariz. Estagia 8 meses em carvalho francês e 3 meses em garrafa em local úmido e frio.  e o saboroso Monsaraz Alentejo DOC Alicante Bouschet ( 100% Alicante Bouschet) e que eu adorei! Estagia em carvalho francês por 12 meses e em garrafa por 8 a 12 meses. Aroma maravilhoso de frutos silvestres maduros, prolongado em boca e de linda cor vermelha violácia.
Pudemos ver de perto o processo de produção dos vinhos da cooperativa e degustá-los.
Felizes participantes do almoço no Restaurante Sabores de Montsaraz onde degustamos os vinhos da Carmim com Bacalhau nas Migas, novilho, bacalhau com batatas ao azeite, entre outras gostosuras locais.
Jantamos na top companhia de Miguel Feijão, presidente da Carmim.
Na Taverna Os Templários, de Helena Calado, provamos bocheca de porco assada, shambão de vitela cozido com redução do vinho tinto Garrafeira dos Sócios, bacalhau e outras delícias locais com vinhos da Carmim. Para a sobremesa: pudim de siricaia com ameixa da rainha Cláudia, com pudim de queijo fresco… Dos deuses!!
À esquerda com a diretoria da Carmim: Gilza Severo, Simone Meirelles, Thiago Torres, Gerson Foltran Jr, Cidália Rocha (departamento internacional de clientes/logística da Carmim), Elsa Lourinho (departamento internacional de produto/comercial da Carmin), Roberta Chies, João Pensin, Evandro Giacobbo, Rodrigo Correia de Oliveira, Juliana Mikbah, Gustavo Carvalhal, Thaís Carvalhal, Elis Cabanilhas Glaser, Camila Podolak, Márcia Toccafondo e Marian Guimarães.

Eu, com Helena Godinho, responsável pela produção e enologia da Carmim. Show de sabedoria e simpatia.

O enólogo da Carmim, Rui Veladas.
O vinho me inspira para fotos.
Prova dos vinhos recentemente engarrafados e cada um com um tempo diferente em garrafa. Nosso olfato e paladar, agradeceram!
O almoço na bela adega Carmim foi um espetáculo! Tudo preparado com carinho para nós visitantes.
E como vinho e arte caminham juntos, tivemos um programa outdoor muito legal e a oportunidade de colocar, literalmente a mão na massa, no caso no barro, na Olaria Patalim, em São Pedro do Corval. Adorei meu momento Ghost.
Entre as atividades programadas pela Carmim, uma passeio lindo de barco no Alqueva, com o capitão Tiago, embalados por vinhos Reguengoz&Monsaraz. Show! A minha direita e de cachecol azul, Marian Guimarães.
Até o próximo post...