Pular para o conteúdo principal

Confira a programação de Natal do Mercado Municipal para esse final de semana

Com apresentações artísticas de etnias que colonizaram o Paraná e oficinas de gastronomia com a execução e degustação de pratos ligados ao Natal, acontece neste fim de semana a terceira edição do Natal no Mercado, o evento promovido pela Secretaria Municipal do Abastecimento nas dependências do Mercado Municipal de Curitiba (SMAB).
Começa na sexta-feira (18), a partir das 11h30, na Arena (como é conhecido o novo saguão de entrada do Mercado), com a apresentação de uma receita de Farofa Festiva pelas nutricionistas Karen Fleming e Alessandra Kades, da própria SMAB.
No sábado (19), a programação começa às 10h30, com uma Oficina de sucos de verão, por conta dos integrantes da Unidade Móvel de Segurança Alimentar da secretaria, que, com uma van toda colorida, trabalha em todos os equipamentos da Prefeitura de Curitiba, atendendo de crianças a idosos em trabalho de educação alimentar.
Para as 11h está marcada a primeira atração artística, a apresentação do Folclore Italiano Piccola Italia (de Campo Largo), antecedendo a primeira oficina gastronômica, a cargo do chef Diego Mello, do Empório do Bacalhau (que funciona no próprio mercado). Ele vai ensinar a fazer uma Bruschetta com caponata de berinjela e de salame colonial, que poderá ser degustada por todos os presentes ao término da execução.
A seguir, outra oficina de muito sabor: Salada marroquina de Natal, por conta da chef Marli Dea, do Mister Dea, que foi a primeira pastelaria a se estabelecer no Mercado Municipal e hoje estende suas opções para um sempre concorrido bufê completo de almoço, com comida caseira, grelhados e pratos especiais.
Enquanto isso, na Praça de Orgânicos, acontece uma Oficina Natalina Vegetariana Orgânica, a cargo do chef e professor Rafael Ruppe, sócio da Avocado Consultoria Vegetariana, instrutor de barismo no Senac e professor do curso livre de Cozinha Vegetariana, também no Senac. Ele vai ensinar uma receita simples e muito saborosa, o Couscous natalino, feito com verduras, legumes e frutas secas.
As atrações de sábado se encerram às 12h45, com o canto do Madrigal Cantate Domino, formado pelos coros litúrgicos da Paróquia Bom Pastor e do Santuário Nossa Senhora da Salette.
Mas a programação natalina prevê pela primeira vez eventos aos domingos e este, em especial, será dedicado todo à colonização polonesa. Começa às 11h30, com a apresentação do Grupo Junak de Folclore Polonês, fundado em 1960, ligado à Sociedade União Juventus. Para acompanhar com sabor, também na gastronomia o tema será a Polônia. Acontece a partir das 12h15 uma Oficina Natalina da Cozinha Polonesa – A Mesa Polonesa de Natal, com a chef Patrícia Borek, do Pierogi do Miro, que participa das feiras gastronômicas de Curitiba. Ela vai apresentar o Kompot, uma bebida típica daquele país, não alcoólica e feita com frutas frescas e secas. Será acompanhada de Paluszki, um salgadinho (a tradução é “dedinhos”) petit four polonês normalmente servido antes do jantar, feito com massa crocante. Este é enrolado com funghi, mas também pode ter versão doce, menos comum.
Todas as atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrições prévias.

Foto: Divulgação.