Pular para o conteúdo principal

Porto a Porto recebe a enóloga Filipa Pato em Curitiba...

A vitivinicultora da região da Bairrada e enóloga Filipa Pato, um dos nomes mais respeitados do mundo do vinho na atualidade, esteve em Curitiba, a convite da importadora Porto a Porto, para harmonização vinho-prato no Restaurante Nomade, do Hotel Nomaa, em Curitiba. No encontro informal que reuniu seletos convidados, Filipa veio companhada do marido, o sommelieWilliam Wouters, com quem possui a empresa “Vinhos Doidos” e na ocasião, esbanjou simplicidade e simpatia ao comentar dos seus belos rótulos portugueses. Na foto acima, Filipa Pato com o enófilo e crítico de vinhoGuilherme Rodrigues, e o  Pedro Corrêa de Oliveiradiretor da Porto a Porto. Fotos por Carlos Poly e Márcia Toccafondo.
As estrêlas da Bairrada por Filipa Pato foram: 3B: elaborado com as uvas Baga e Bical de, em média, 30 anos de idade, na região da Bairrada, é um espumante elaborado pelo Método Tradicional (com a segunda fermentação em garrafa). As uvas são colhidas manualmente e o mosto fermentado com leveduras indígenas em toneis de 650 litros e cubas de inox. FP Bical e Arinto: vinho branco elaborado na Bairrada com as uvas Bical e Arinto, classificado como IGP Beira Atlântico. Depois de passar por uma leve prensagem, o mosto fermenta 80% em tanque e 20% em toneis usados de carvalho francês. FP Baga tinto: elaborado na Bairrada com a uva Baga de vinhas com idade entre 15 e 80 anos, classificado como IGP Beira Atlântico. Fermenta em cubas e lagares e estagia em cubas de inox durante 6 meses. A proximidade com o mar confere aos vinhos aroma intenso e acidez equilibrada. Nossa Calcário branco:
elaborado com a uva Bical de um único vinhedo localizado em Óis do Bairro, aldeia reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de criar vinhos brancos, na região da Bairrada. Assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Walters, é produzido a partir de vinhas velhas, com média de 25 anos, passa por fermentação em barrica de carvalho francês de 500 litros. Nossa Calcário tinto: produzido com a uva Baga e classificado como DOC Bairrada, é produzido a partir de técnicas ancestrais de vinificação com mínimo de intervenção. É assinado por Filipa Pato e seu marido, o sommelier William Walters. O trabalho de viticultura é manual, mantendo a vegetação natural sem recurso de herbicidas. Com uma pequena percentagem de uva inteira (cerca de 10%), a vinificação da Baga é feita em lagar de carvalho inspirado no tempo dos romanos. O vinho repousa por 18 meses em pipas de 500 litros de carvalho francês (80% usadas e 20% novas).
   Flávio Bin, enófilo e consultor de vinhos da importadora Porto a Porto, Filipa Pato, proprietária do hotel Nomaa, Carolina Nacli e o sommelier e marido de Filipa, William Walters.
Muito capricho com a imprensa e convidados, detalhes que agradou a todos os 5 sentidos.
Márcia Toccafondo, a enóloga Filipa Pato com o marido William Walters.
A gastronomia assinada pelo chef Lênin Palhano, do Restaurante Nomade, para a noite foi especial: O espumante rosé 3B foi escolhido para harmonizar com o couvert e a entrada: Purê de mandioquinha com moquequinha de camarão rosa. Para harmonizar com o Carré de leitão caipira  ao molho de rapadura em quatro texturas foram escolhidos 2 vinhos deiciosos: o branco FP Bical & Arinto e o FB Baga tinto.  O 3º. Prato foi o Entrecot de angus ao molho de cogumelos e gnocchi de batatas, com o saboroso vinho Nossa Calcario Tinto. A sobremesa, bolo de mel, tuille crocante e doce de leite,  foi degustado com o Justino´s Madeira 10 anos. Aromas e sabores que deixaram satisfeitos os felizes convidados.
  Filipa Pato e o jornalista Luiz Augusto Xavier
Eu não perdi minhas fotos-postagens para o Vivino.
Márcia Toccafondo, Camila Podolak, Marian Guimarães, Filipa Pato, Elis Cabanilhas Glaser e Simone Meirelles.

O sommelier Wagner Gabardo com Filipa Pato.


 Colagens: Márcia Toccafondo