Pular para o conteúdo principal

Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba...

"Comer é uma necessidade do estômago; beber é uma necessidade da alma" (Claude Tillier)
Minhas amigas, estou superatrasada com meu post sobre nossa Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba, mas em tempo de postá-la, pois nosso encontro de setembro, ainda não aconteceu. Em agosto nos reunimos para degustar mais alguns rótulos deliciosos. A surpresa da noite foi proporcionada pela confreira Isabel Pudles, que deu um show ao fazer a explanação sobre as muitas essências do vinho. Antes de provar os vinhos sentimos nos líquidos colocados nos copinhos o sabor da água adocicada, limão, chocolate, chá mate, oléo de girasol para sentir a untuosidade, vodka diluida em álcool, álcool diluido para sentir o sabor em boca, vinho seco diluido, vinho demi-sec diluido e vinho doce diluido. Como você pode ver a nossa confraria é tudo de bom!! Fotos: Márcia Toccafondo.
Além das essências, que são mais de 100 em cada garrafa de vinho, a pedra se friccionarmos uma na outra conseguiremos obter um pouco do aroma da mineralidade.
Degustamos 3 uvas de três regiões diferentes: o francês Château Grandes Plantes - Saint Emilion 2000, o italiano SUD Primitivo de Manduria 2008, e um maravilhoso Barolo Castiglione Falletto 2004. As notas das confreiras, como sempre, variou muito, cada uma pontua como deve ser : conforme o paladar. Mas foi unânime: excelentes vinhos.
Para melhor degustar os vinhos foram servidos pães, patês e um consomê de petit poá delicioso. Na confraria, cada uma recebe uma ficha de degustação onde fazemos o exame visual(aspecto e cor), olfativo (qualidade, complexidade e intensidade), gustativo (acidez, tanino, amargor, corpo e qualidade) e o exame final do vinho degustado (equilíbrio harmônico e persistência).
A Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba é formada por: Mônica Meira, Marian Guimarães, Marlene Beck, Ana Teresa Londres, Márcia Toccafondo, Sueli Rita Martinez, Sandra Lunedo, Eunice Rocha, Maria José Martins(Mazé), Analzira Carvalho Carneiro, a enóloga Sandra Zottis, Célia Gimenez Mitri, Sueli Floriani Martinez, Francisca dos Reis e Isabel Pudles.
Francisca dos Reis, Mônica Meira, Maria José Martins(Mazé) e Eunice Rocha.
Posted by Picasa