Pular para o conteúdo principal

Wine Dinner Santa Ema/Vin Bistro...

A importadora Vinoteca Brasil, do empresário Luiz Fernando Jativa, promoveu jantar de lançamento dos vinhos Top de linha da vinícola chilena Santa Ema, em Curitiba, na segunda-feira, dia 16 de agosto, no Vin Bistro. O evento reuniu os apreciadores de ótimos vinhos degustados com os pratos exóticos e requintados do chef Hermes Custódio. A harmonização foi comentada com maestria pelo enólogo principal da Santa Ema, Andrés Sanhueza. Fotos: Márcia Toccafondo.
O winemaker da Santa Ema, Andrés Sanhueza, com o diretor geral da Vinoteca, Luis Fernando Jativa com a esposa Raquel.
O chef Hermes Custódio, que assinou os pratos caprichados e muito saborosos com Juarez Fernandes, gerente comercial da Vinoteca Brasil.
O casal Elis e Percy Glaeser com o jornalista Luigi Poniwass, ao centro.
Para a degustação foram convidados alguns donos de restaurantes com adegas muito respeitáveis, imprensa e convidados. Ao todo 70 felizes convidados.

Para o coquetel, o Cava Cristialino Brut, de ótimo perlage e sabor, ganhou harmonização com canapés variados, pão italiano, Ciabata de vinho, focaccia, Grissini, manteiga e patês. Tudo pra lá de gostoso!!

A Entrada foi degustada com o Santa Ema Chardonnay Gran Reserva 2007, acompanhado pelo saborosíssimo Mantecato de bacalhau com velute de açafrão de alho assado e redução de balsâmico. O Chardonnay (100%) da Santa Ema é um vinho de ótima estrutura, elegante, fresco, redondo, de fácil harmonização e aveludado. Frutal e natural com sabor de abacaxi e banana madura. Cor amarela dourada intensa e brilhante. Harmoniza maravilhosamente bem com frutos do mar. Envelhecido em barris de carvalho francês por 10 meses. Teor Alcóolico: 13,8%. 90 pontos do Wine Spectator. A produção foi de 3 mil caixas com 30 mil garrafas. Adorei!!
O Confit de Carnard (pato cozido lentamente na gordura) com batatas bolangêr (receita de 300 anos atrás) foi saboreado com o dois tintos: Santa Ema Carmenère da linha Amplus 2005 (90 pontos no Wine Spectator) e com o Santa Ema Gran Reserva Merlot 2007 . Paixão do início ao sim... O Merlot Grand Reserva 2007, que ganhou 90 pontos de Robert Parker, é o cartão de visita da Santa Ema, segundo Andrés Sanhueza. A safra de 2007 foi perfeita e é o sexto mais vendido nos E.U.A e o mais vendido no Chile.
Os posudos e belíssimos vinhos Santa Ema Catalina 2006 e Rivalta (foto abaixo) ganharam o sabor e requinte da paleta de cordeiro com risotto de tartufo com molho poivrade. Divinos...os dois! O chef Hermes utilizou para o prato 4 tipos de pimentas para o molho poivrade. O resultado foi que a acidez e os frutos do vinho Catalina 2006 teve casamento perfeito com o prato. O nome Catalina foi dado ao vinho em homenagem a esposa do proprietário que tem o mesmo nome. É o vinho top da vinícola e é um assemblage: 75% Cabernet Sauvignon; 18% Carmenère e 7% Cabernet Franc. 14 meses em barricas de carvalho francês. Recomeda-se decantar por 1 hora antes de servir. Delícioso!!!
O Rivalta 2007 possui cor linda e intensa de frutos vermelhos e negros. No paladar, possui taninos maduros e ótima textura aveludada. Harmoniza muito bem com carnes de caça.
O Cava Cristalino Brut voltou para acompanhar a sobremesa maravilhosa : torta folhada com maçã. Dispensa comentários...Gostosuras...

Posted by Picasa