Nossa Confraria de vinhos é show!!
Sim eu concordo com a frase e o encontro mensal da Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba, da qual honradamente faço parte, aconteceu ontem, dia 18 de maio, na La Vinothèque by Alcione Dümes. A degustação foi às cegas, primeiramente degustamos, pontuamos os vinhos, saboreamos sem e com os pratos e tentamos adivinhar as uvas, o que foi muito difícil pois haviam algumas desconhecidas, e só em seguida nos foram revelados os rótulos. E a reunião foi em local aconchegante e próprio para degustação vinho/prato nesses dias de início de inverno curitibano em companhias de amigas pra lá de agradáveis! Depois de algumas doses o mulherio se descontrai e o clima fica ótimo...é só alegria. Faz parte da Confraria Feminina de Vinhos: Marlene Beck, Mônica Meira, Marian Guimarães, Sueli Rita Martinez, Eunice Rocha, Maria José Martins(Mazé), Analzira Carvalho Carneiro, a enóloga Sandra Zottis, Célia Gimenez Mitri, Sueli Floriani Martinez, Francisca dos Reis, Márcia Toccafondo, Ana Teresa Londres e Isabel Pudles. Vamos aos vinhos e pratos degustados. Fotos por Márcia Toccafondo.
Mil folhas ao balsâmico e mel com abacaxi flambado e lascas de queijo e para acompanhar o delicioso vinho chileno Sauvignon Blanc 2007 Matisses Casa Marin. Vinho excelente no custo/benefício e que agradou a todas pelo sabor e aroma. É elaborado por Luisa Marin, da Casa Marin, uma das mais conceituadas vinícolas chilenas. Preço R$34,00, na La Vinotèque.
Outro vinho inigmático. O italiano Sum Torreguaceto 2005. A uva não consta no rótulo e é unica na elaboração deste vinho, é a exótica Susumaniello, que eu nunca havia ouvido falar, mas gostei muito. 13% álcool, aroma amadeirado, baunilha e açafrão. Gostoso no início e melhor ainda na finalização, de ótima persistência. 12 meses em carvalho francês e mais 12 meses em garrafa. Aprovadíssimo! O prato para acompanhá-lo foi Cabrito assado ao molho rústico com polenta grelhada. HHummmm!!!