Os Brunellos da Camigliano...

O Centro Europeu com o apoio da Importadora Porto a Porto promoveu palestra e degustação dos vinhos italianos Brunello, produzidos pela Vinícola Camigliano. O evento foi conduzido por Paola Falabretti, diretora comercial e relações com o mercado internacional da Vinícola. O vinho Brunello di Montalcino é produzido na região de Montalcino ao sul da Itália, na região de Toscana e suas uvas são cultivadas exclusivamente na zona prevista em Lei e exclusivamente da variedade Sangiovese, regionalmente denominada Brunello. A garrafa leva a etiqueta rosa D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Degustamos além do Brunello de Montalcino mais quatro rótulos da Vinícola. Fotos: Márcia Toccafondo.
Degustados durante o evento 5 rótulos produzidos pela Cantina Camigliano: Chainti Colli Senesi 2008, produzido com uvas Sangiovese, Canaiolo e Malvasia Bianco, encorpado e de sabor intenso de frutas vermelhas frescas. Feitos em vinhedos e não nas vinícolas. Poderuccio 2007, vinho elegante até no nome, este toscano é bastante denso e de aroma forte, porém muito agradável. Rosso de Montalcino 2007, um vinho produzido por uvas Sanviovese Grosso, mais simples e mais acessível sem perder a qualidade em aroma e sabor. Paola explica que a diferença entre o Rosso e o Brunello é apenas o envelhecimento entre eles e que o preço foi uma escolha comercial, sendo fiscalizada por muitos órgãos. O Rosso fica 6 meses em barricas de carvalho grandes. O xodó da Camigliano é o elegantérrimo Brunello de Montalcino, degustamos o 2003, 100% uva Sangiovese, reinando absoluta nas melhores regiões da Toscana. Um hectare do Brunello sai por 55 mil euros. A Camigliano preserva todo o terroir do Brunello. Tem D.O.C.G. e fica 5 anos na vinícola antes de ser comercializado. O último vinho saboreado foi o maravilhoso Brunello de Montalcino Gualto. É o top da Camigliano, 100% uva Sangiovese, saborosíssimo, elegante, cor purpúrea linda, vinho limpo e encorpado e de sabor ímpar. Um perfeito exemplar de Brunello. A sommelier da Porto a Porto, Camila Podolak foi a tradutora da italianíssima e simpática Paola Falabretti, diretora comercial da Cantina Camigliano. O evento foi agradável e muito produtivo.
Thabata Martin, da Verbo Comunicação, Paola Falabretti, Camila Podolak e a blogueira Jussara Voss, do vosso blog de comida.
Márcia Toccafondo, Paola Falabretti e Camila Padolak. (Foto: Thabata Martin).

O Centro Europeu teve que abrir nova turma para a palestra e degustação, já que a sala ficou pequena para tantos interessados nos Brunellos. TimTim!!
Posted by Picasa

Postagens mais visitadas deste blog

ILE DE FRANCE na semana dos Dia dos Namorados

R.I.P Rei PELÉ

Ninetto para o Dia dos Namorados