Pular para o conteúdo principal

Os Brunellos da Camigliano...

O Centro Europeu com o apoio da Importadora Porto a Porto promoveu palestra e degustação dos vinhos italianos Brunello, produzidos pela Vinícola Camigliano. O evento foi conduzido por Paola Falabretti, diretora comercial e relações com o mercado internacional da Vinícola. O vinho Brunello di Montalcino é produzido na região de Montalcino ao sul da Itália, na região de Toscana e suas uvas são cultivadas exclusivamente na zona prevista em Lei e exclusivamente da variedade Sangiovese, regionalmente denominada Brunello. A garrafa leva a etiqueta rosa D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Degustamos além do Brunello de Montalcino mais quatro rótulos da Vinícola. Fotos: Márcia Toccafondo.
Degustados durante o evento 5 rótulos produzidos pela Cantina Camigliano: Chainti Colli Senesi 2008, produzido com uvas Sangiovese, Canaiolo e Malvasia Bianco, encorpado e de sabor intenso de frutas vermelhas frescas. Feitos em vinhedos e não nas vinícolas. Poderuccio 2007, vinho elegante até no nome, este toscano é bastante denso e de aroma forte, porém muito agradável. Rosso de Montalcino 2007, um vinho produzido por uvas Sanviovese Grosso, mais simples e mais acessível sem perder a qualidade em aroma e sabor. Paola explica que a diferença entre o Rosso e o Brunello é apenas o envelhecimento entre eles e que o preço foi uma escolha comercial, sendo fiscalizada por muitos órgãos. O Rosso fica 6 meses em barricas de carvalho grandes. O xodó da Camigliano é o elegantérrimo Brunello de Montalcino, degustamos o 2003, 100% uva Sangiovese, reinando absoluta nas melhores regiões da Toscana. Um hectare do Brunello sai por 55 mil euros. A Camigliano preserva todo o terroir do Brunello. Tem D.O.C.G. e fica 5 anos na vinícola antes de ser comercializado. O último vinho saboreado foi o maravilhoso Brunello de Montalcino Gualto. É o top da Camigliano, 100% uva Sangiovese, saborosíssimo, elegante, cor purpúrea linda, vinho limpo e encorpado e de sabor ímpar. Um perfeito exemplar de Brunello. A sommelier da Porto a Porto, Camila Podolak foi a tradutora da italianíssima e simpática Paola Falabretti, diretora comercial da Cantina Camigliano. O evento foi agradável e muito produtivo.
Thabata Martin, da Verbo Comunicação, Paola Falabretti, Camila Podolak e a blogueira Jussara Voss, do vosso blog de comida.
Márcia Toccafondo, Paola Falabretti e Camila Padolak. (Foto: Thabata Martin).

O Centro Europeu teve que abrir nova turma para a palestra e degustação, já que a sala ficou pequena para tantos interessados nos Brunellos. TimTim!!
Posted by Picasa