Pular para o conteúdo principal

Abril na Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba...

A Confraria Feminina de Vinhos de Curitiba, neste mês de abril, aconteceu no Restaurante e Bar do Victor, que faz frutos do mar como nenhum outro por aqui. Dando sequência às degustações dos vinhos elaborados por mulheres provamos 1 espumante e 3 vinhos, seguido do docíssimo Moscatel para sobremesa. Na confraria reúnem-se em torno do vinho 14 mulheres com uma única finalidade - saborear e dar pareceres e notas aos rótulos. Como a confraria é formada por mulheres multifacetadas, nem sempre todas conseguem comparecer, mas, ela acontece mensalmente. Desta vez compareceram 9 confreiras e a harmonização não poderia ter sido mais agradável e descontraída. Abaixo relato um pouco dos prazeres da boa mesa compatilhados entre amigas. Presentes nesta reunião as confreiras da esquerda para a direita: Márcia Toccafondo, Marian Guimarães, Maria do Carmo Bado, Francisca dos Reis, Marlene Beck, Isabel Pudles, Sueli Floriani Martinez, Maria José Martins e Célia Gimenez Mitri. Fotos por Márcia Toccafondo.
O jovem e competente sommelier do Restaurante e Bar do Victor, Luciano Basuc, serve com categoria o Espumante português 3B da enóloga Filipa Pato Brut Rosé. O 3B porque é feito com as castas baga e bical e é produzido na Bairrada.
Célia Gimenez Mitri, que acaba de ganhar o primeiro netinho Christian, que reside em New York, distribuiu os lindos e lendários moleskines de presente para as anotações das confreiras.

O Filipa Pato 3B é excelente para servir com aperitivos. Tem cor belíssima de um rosé que encanta, tanto pela cor como pelo sabor. Aromático, leve, sabor de frutas vermelhas, tendo o morango mais acentuado. Agradou... um bom espumante nas notas gerais.
Para acompanhar a salada com frutos do mar o argentino Crios Torrontés, da enóloga Suzana Balbo. Refrescante, elegante, floral, cítrico, redondo e aromático, 13,5% de teor alcoólico. Caiu muito bem com a salada e cairia bem sem ela. No rótulo Suzana explica que Crios de"criação", refere-se tantos aos seus filhos como aos vinhos por ela produzidos. Gostei!

O Crios branco Chardonnay, da enóloga Suzana Balbo é mais doce, refrescante com aromas salientes de abacaxi e baunilha. 13,5 % álcool. Foi bem harmonizado com o filét de linguado com molho velouté e purê de brócolis. Gente... dos deuses este prato, eu recomendo! Caprichos do Bar do Victor.
Para o mignon ao molho marchand com rigatoni na manteiga e ervas , o argentino gostoso e posudo La Posta 2006, Angel Paulucci Vineyard, 100% Malbec - sabor intenso, cor purpúrea e envelhecido 10 meses em barris de Carvalho, 13,5% teor alcoólico.O La Posta conseguiu 90 pontos da Wine Spectator. A maioria das confreiras também pontuou 90 ou mais. Muito apreciado por todas.
A sobremesa de comer agradecendo é denomiada "Delírios de Eva", da chef da casa Eva Santos. Composta por sorvete de creme de baunilha Häagen-Dazs, calda de goiabada e cookie de chocolate e chantily... nem preciso dizer do sabor...é divino! Para completar as delícias foi servido para acompanhar os delírios Bacalhôa Moscatel de Setúbal, com Denominação de Origem Controlada, colheita 2003. Um must!
Posted by Picasa