Pular para o conteúdo principal

Jantar às Escuras de Curitiba 2009...

Curitiba realizou ontem, dia 21 de outubro de 2009, o segundo Jantar às Escuras, beneficente, visando sensibilizar a sociedade sobre o problema dos deficientes visuais. Nós que possuímos os 5 sentidos, seres humanos perfeitos e ao mesmo tempo tão cheios de defeitos, pudemos por alguns minutos, avaliar o quanto é difícil privar-nos de um deles, a visão. Caminhar sem saber onde estamos indo e se teremos algum obstáculo pela frente, ouvir sons, degustar pratos e bebidas sem ter a noção do que estará sendo servido, no escuro por alguns minutos e tocar coisas, despertar dentro de si a consciência da dificuldade de um deficiente visual. O evento que mexe, literalmente, com todos as nossas emoções mobilizou um grande número de curitibanos que foram ao buffet Indra Catering vivenciar esta experiência. O ser humano, com todas as suas complexidades, tende a ser muito visual. Ao enxergar algo que agrada à visão, sente-se atraído e seduzido, seja por cheiros, gostos. Sem a visão os outros sentidos entram em cena tentando nos ajudar como podem. Uma experiência maravilhosa e que nos faz repensar a vida e valorizar cada segundo, cada coisa, cada paisagem, nos mínimos detalhes, e valorizar aqueles que sem a visão conseguem enxergar muito além da luz . O 2º Jantar às Escuras, é uma parceria da Prefeitura de Curitiba, FAS-Fundação de Ação Social e IPCC-Instituto Pró Cidadania de Curitiba e a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu). O Secretário Municipal de Administração, José Richa Filho, falou sobre o que sentiu ao vivenciar um pouquinho do problema. A tecnologia usada no jantar é da Unilehu, um dos organizadores do Jantar. Fotos por Márcia Toccafondo.
Logo na chegada, os convidados são vendados e dirigidos por um corredor para uma experiência sensitiva, o tato e o olfato ficam aguçados e pela frente ninguém sabe o que encontrar. No corredor, um longo corrimão feito de vários tipos de texturas, fitas e objetos no teto, diversos sons, folhas secas no chão... todos ficavam agitados...
Antes de entrar, todos vendados. Os convidados são conduzidos até suas mesas para degustação do primeiro prato. Todos degustam sem saber o que vai comer e beber.
O Secretário Municipal de Administração, José Richa Filho, o "Pepe", com a presidente do IPCC-Instituto Pró Cidadania de Curitiba, uma das organizadoras do evento, Helena Pereira Oliveira. Um evento tão importante e comovente como este, deveria ser seguido por muitos outros órgãos da administração pública.
Carlise Kwistkowski, Helena Pereira Oliveira e Silvia Karam, todas do IPCC- Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, uma das organizadoras do Jantar às Escuras, em Curitiba.
Andréa El Omeiri, Carla Petrelli, Simone Porate Garcia e Márcia Almeida.
Jandirinha Khury e Izaura Müeller.
Cristina Nacle e Kátia Campos. Luiz Napoleão Filho, da LN e a arquiteta Cecília Cavalcanti. Francisca Cury, Luiz Napoleão, Luiz Napoleão Filho e Cecília Cavalcanti...já sem as vendas, gostaram da experiência.
Ana Senff e Helena Pereira Oliveira.
O diretor da empresa Adega Brasil, Waldomiro Favero e a esposa Alessandra, foram apoiadores do evento.
Eu e Francisca Cury, da Mostra Morar Mais por Menos, tentamos um brinde no escuro, fotografadas também no escuro, por Nemécio Müller.
Jantando conosco estava Evandro Marcondes de Carvalho, o "Tito", deficiente visual que trabalha numa rádio comunitária e opera muito bem um computador. Tito é um dos muitos atendidos pela UNILEHU, que é uma instituição sem fins lucrativos que promove a valorização da diversidade, através de ações inovadoras para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
A banda que animou a noite também é composta por deficientes visuais...deram show!

Ajudantes do evento na condução dos convidados.
Eu tentei fotografar no escuro o que degustaríamos... mas não deu muito certo...
Já sem as vendas todos puderam saborear o delicioso buffet do Indra Catering...
A belíssima decoração floral do evento foi de Manu Daher e os docinhos saborosos de Viviane Malucelli.
A Renault também foi parceira do evento.
Posted by Picasa