Pular para o conteúdo principal

Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR celebra 25 anos

A conferência de abertura será no dia 26 de agosto, com a renomada professora historiadora Margareth Rago e na sequência teremos um recital de poesias intitulado “Mulheres do Lamusa”
O Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Paraná (NEG/UFPR) criado em 1994, celebra 25 anos, na semana de 26 a 30 de agosto de 2019.  
O evento tem como foco dar voz a trajetória das ideias feministas e de suas conquistas. Trata das lutas, das mudanças e dos desafios que estas ideias produziram, marcando o lugar acadêmico, formativo e político deste trabalho com a teorias, e com a prática inclusiva dos sujeitos.   
Entre as principais contribuições evidencia-se a importância do debate sobre relações de gênero para os processos institucionais, acadêmicos e políticos; a desconstrução de normativas distorcidas e pouco comprometidas em promover a igualdade e impulsionar a defesa da democracia.  
No contexto contemporâneo imputa-se como fundamental manter espaços de discussão públicas que  estejam comprometidos com a justiça, com as teorias críticas e com a produção de   conhecimentos voltados  a  construção  de temas  relativos a  igualdade  de   gênero.  
No aniversário de 25 anos, o NEG convida  a todos e a todas para participarem das atividades que se realizarão sempre as 18h30 no anfiteatro 100, do prédio Dom Pedro I da Universidade Federal do Paraná, nas datas de 26 a 30 de agosto de 2019. 
Foto: divulgação