Pular para o conteúdo principal

Coleção “Sonhos Amazônicos” da MOKO estampam histórias de protagonismos de jovens da Amazônia

Dia 5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia. Para celebrar a data, que tal vestir essa causa? A coleção de camisetas “Sonhos Amazônicos” acaba de ser lançada pela empresa paranaense MOKO, em prol do Instituto Mamirauá, que fica na Amazônia. São quatro estampas motivadas pela vida de jovens que estudam no Centro Vocacional Tecnológico (CVT).
     “Nosso objetivo é conectar a moda com projetos sociais. Entre tantas causas que já ajudamos, agora fomos procurados para criar uma coleção que tem como conceito o manejo sustentável dos recursos da Amazônia”, conta Fernando Kuwahara, fundador da MOKO – uma marca social de moda que conecta pessoas a projetos sociais, com camisetas que estampam e beneficiam causas. “A coleção é inspirada nas histórias e também nesses jovens, em suas origens e nas ações que realizam pelo futuro dessa região tão diversa e importante para o Brasil e para o mundo”, complementa.
      O design das camisetas foi elaborado mesclando três elementos visuais: plantas, grafismos indígenas e o rosto de jovens.  As plantas representam as pessoas que têm a oportunidade de florescer com o apoio do instituto. São elas: vitória-régia, bromélia, aninga-açu e heliconia. Os grafismos, representando a cultura e o povo. E o terceiro elemento é o rosto de três jovens que estudaram no CVT.
Nosso conceito final se dá com a junção dos elementos metafóricos (a alusão da flor com a vida do jovem) e os elementos literais (as pinturas e as pessoas que moram na região) e assim formam a ideia a ser transmitida: o poder e a beleza por trás do florescer de cada jovem que tem a oportunidade de se desenvolver e atuar na preservação da Amazônia com a ajuda do Instituto Mamirauá”, explica Fernando.
As camisetas foram confeccionadas com algodão 100% certificado. As estampas foram produzidas através da técnica de estampa digital que é mais limpa por gerar menos resíduos do que a serigrafia tradicional. A tag é feita em papel reciclado e a camiseta é armazenada em um tubo que pode ser reutilizável para guardar lápis, canetas e objetos em geral. Cada camiseta tem o custo de R$ 69,00, com todo o lucro revertido para a Mamirauá. Vendas pelo site: https://www.moko.com.br ou na loja física do Shopping Estação, em Curitiba (PR). Fotos: Divulgação.