Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é Calorimentria e quais os benefícios para a saúde?

Equipamento mede gasto calórico para guiar com mais exatidão dietas e exercício físico.
Quem já fez dieta certamente se pegou contando calorias depois de comer aquele hambúrguer mesmo tendo feito a “lição de casa” na esteira. Mas o fato é que cada organismo tem uma fórmula particular de gasto calórico que pode estar na origem do sucesso - e do fracasso - das dietas de emagrecimento.
Sempre em busca de compreender os processos relacionados ao ganho de peso e ao emagrecimento saudável, a médica nutróloga Debora Froehner, da Clínica NutroCARE, passa a oferecer para os pacientes de Curitiba um analisador exclusivo de perfil metabólico. O equipamento é capaz de mensurar o consumo de oxigênio (O2) e a produção do gás carbônico (CO2) do organismo, sendo o exame realizado no consultório. A proporção entre esses parâmetros consegue determinar como o corpo queima gordura e carboidratos para obter energia em repouso e em exercício.
Atenta às novas estratégias de diagnóstico e tratamentos dos males relacionados ao ganho de peso, dra. Debora trouxe esta tecnologia, topo de linha no segmento, após o último Congresso Europeu de Terapia Nutricional em Madri, Espanha, onde foram apresentados resultados  de estudos clínicos utilizando o teste na prática clínica.  “Com o equipamento, fazemos a complementação das análises laboratoriais e física. O paciente faz o primeiro teste em jejum pela manhã. A relação entre o consumo de O2 e CO2 permite saber o que o corpo está usando de fonte de energia, algo bem importante para direcionar o tratamento”, afirma. Com o organismo fora do jejum, o aparelho é capaz de analisar também como o processo digestivo afeta o metabolismo. “Por permitir essa avaliação completa e minuciosa, a análise metabólica ganha utilidade ampla, importante para pacientes pós-cirurgias como as bariátricas, nos programas de ganho de massa muscular e melhora da performance física”, complementa a médica.
A médica explica que algumas vezes o paciente tem uma deficiência nutricional ou o metabolismo está “desorganizado” por vários motivos, que até uma boa dieta pode ser ineficaz. Por isso, dra. Debora busca a avaliação minuciosa para que se possa conhecer o metabolismo e projetar uma expectativa real de tratamento. “Sempre digo que um bom alimento é o que tem uma boa origem e também aquele que seu organismo consegue usar. Morango orgânico produzido no melhor solo só vai ser bom se você consegue usar os nutrientes. Se não consegue digerir, absorver e utilizar não foi bom para você”, exemplifica.
Com quase 10 anos de existência, a Clínica NutroCARE desenvolveu um tratamento focado no emagrecimento que dura, inicialmente 90 dias, com a possibilidade de se estender de acordo com a necessidade do paciente. Ao longo deste período, o paciente passa várias vezes pelo teste de calorimetria para que se possa analisar como o corpo está reagindo ao tratamento. “Hoje conseguimos testar verdadeiramente o gasto calórico dos pacientes, o que mudou drasticamente a forma como analisar as mudanças que ocorrem ao longo do emagrecimento e intervir para que o resultado seja o melhor possível. Nada de metabolismo lento por aqui!”, afirma a dra. Debora.

Dra. Debora Froehner
Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral

CRM/PR 26.413  RQE 2771
R. Bruno Filgueira, 369, cj 402, Batel- Curitiba - Paraná 

41 3618-7004   99821-7784
Fotos: Divulgação.