Pular para o conteúdo principal

Jean Stelmach é "o Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2019"

Jean Stelmach, de São Paulo, é o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil, título recebido ao vencer, representando São Paulo, o Concurso "O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2019" - uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). O concurso anual, que teve sua primeira edição em 2014, visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2018. O especialista da Zahil Importadora, superou outros sete finalistas na última fase do concurso que acaba de ser recém-concluída na cidade Portuguesa de Évora.
Esta 6ª edição, que teve sua final realizada no hotel Mar D'Ar Muralhas, no Alentejo, reuniu especialistas de todo o Brasil. Este ano, o júri contou com Francisco Mateus, presidente da CVRA; Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro; e Rodolfo Tristão, diretor de Vinho do grupo José Avillez. A seletiva incluiu um teste escrito sobre a região alentejana e seus vinhos e um exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em um contexto de restaurante.
Segundo Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA, "o objetivo é proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro". Com faturamento superior a 11 milhões de euros, o mercado brasileiro representa 17,9% do mercado global da CVRA.
A sexta edição do "O Melhor Sommelier do Brasil – 2019" envolveu cerca de 120 sommeliers de todo o país, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.
Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt
Fotos: divulgação.