Pular para o conteúdo principal

Bodega Bouza: uma ótima experiência em enoturismo no Uruguai

Visitando o Uruguai, berço da uva Tannat, fizemos uma visita guiada para conhecer vinhedos, cava, vinhos e a deliciosa gastronomia harmonizada na Bodega Bouza, localizada no distrito de Melilla, cerca de 35 minutos do centro de Montevideo. A Bouza é uma vinícola boutique, que se preocupa muito com a qualidade dos vinhos produzidos e não tanto com a quantidade (130 mil garragas/ano) posicionando-se como uma das melhores vinícolas do Uruguai. O resultado são vinhos seletos, ricos e muito saborosos. O enólogo da Bouza é Eduardo Boido que sabe como adicionar aromas e sabores aos vinhos encantadores da casa.








A plantação contempla 40% de Tannat e o restante é de pinot noir, merlot, tempranillo, risling e alvarinho. A foto ao lado tirei do vinhedo de Tannat que começa a florescer e já é visível os pequenos frutos. A colheita é manual.
Nos vinhedos de Tannat.

A Adega da Bodega Bouza parece uma igreja, mas só parece, porque sempre foi adega.
Entrando para conferir as barricas...
As barricas de carvalho francês são utilizadas até o terceiro uso e despois são descartadas. O primeiro uso são para os vinhos tintos especiais de guarda. E as barricas de segundo e terceiro uso são utilizadas para armazenagem dos vinhos jovens.
No elegante restaurante da Bouza: harmonização do primeiro vinho foi o refrescante e saboroso Montevideo Alvarinho (100%) teor alcóólico 13%; degustado com esses camarões citrus com aromas e sabores inesquecíveis. Restaurante espetacular e que não se pode deixar de conferir quando for a Montevideo.
O delicioso Bouza Baby Beeef com redução de Tannat, batatas gratinadas que mais parecia um folhado de tão finas e perfeitas, foi harmonizada com o Montevideo Merlot 2016 (14% álcool)...
Seguido do tinto Monte Vide Eu 2015, vindo emblemático da Bouza, sendo um corte das uvas Tannat (50%), Merlot (25%)e Tempranillo (25%), e do posudo Bouza Parcela Única Tannat A6 2015 (14,5% álcool). Vinhos com aroma, sabor e ótima acidez.
Sobremesas: Folhado de maçã com sorvete de baunilha e Petit Gatéau de doce de leite com sorvete de baunilha... simplesmente suculentas e deliciosas.
Fotos por Márcia Toccafondo