Pular para o conteúdo principal

Jorge Marques lança em Curitiba "Quinta das Rosas" no próximo dia 28

 O premiado escritor português Jorge Marques, está em Curitiba para o lançamento do livro "Quinta das Rosas", Editora Edições Esgotadas (Portugal), que já está na sua terceira edição. A noite de autógrafos acontece no próximo dia 28 de maio, 19h00, na charmosa Livraria Cultura do Shopping Curitiba. Tive o prazer de ouvi-lo ontem, dia 14, na reunião mensal da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba. O escritor tem formação em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia de Trabalho e Gestão de Empresas, foi também coordenador docente na formação de Executivos na Universidade Católica, Universidade Autônoma e INA-Instituto Nacional de Administração. Jorge Marques é um homem que se distingue pela sensibilidade ao escrever sobre personagens femininos e traçar uma paralelo entre vinhos, rosas e livros.  O personagem feminino do livro foi inspirado na princesa inglesa Filipa de Lencastre, que morou em Lisboa e tornou-se a rainha mais importante de Portugal. O escritor afirma: o vinho é feminino! 
A inspiração para a capa do livro, as rosas, é brasileira, vinda de terras gaúchas, e foi a amiga Eunice Rocha quem as fotografou na vinícola Don Guerino, em um tour da Confraria pelas vinícolas do Rio Grande do Sul.

Na quarta capa do livro Quintas das Rosas, Jorge escreveu lindamente: "Afinal o que nós queríamos, como quem procura o Graal, era um vinho que se perdesse na boca e não quisesse mais fugir de lá. Depois e em cumplicidade, que deixasse escapar, bem lá para os confins do nariz, os aromas florais das rosas, como se ali fosse o seu canteiro. Naquele fim de boca, que acaba por sobrepor-se a tudo, esse perfume havia de dançar em segredo abraçado ao imaginário da história da Quinta das Rosas. Como se fosse uma assinatura que não se desprende dos dedos..."
..."Encontrei a alma do vinho! Sim... Porque este vinho tem alma e a sua alma é feita de vapores do Universo. E ao céu, chega-se com este prazer e não pela via da cor."
Eu já garanti o meu exemplar autografado. Vá buscar o seu no dia 28 de maio, 19h00, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba. 
Fotos por Márcia Toccafondo