Pular para o conteúdo principal

LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO TRAZ 29 ANOS DE ARTE EM RETROSPECTIVA

Considerado um dos mais renomados e completos expoentes da arte contemporânea paranaense, o premiado artista Luiz Arthur Montes Ribeiro abre hoje, dia 5 de novembro, data do seu aniversário, a nova exposição, celebrando também seus “29 Anos de Artes Visuais”. 
 É a partir do texto que surge o sinuoso, belo e envolvente mundo pictórico de Luiz Arthur Montes Ribeiro. Considerado um dos mais completos artistas paranaenses da contemporaneidade, transitando pela literatura, desenho, pintura, escultura e também pela gastronomia, o premiado artista faz uma leitura poética de toda sua trajetória nas artes na exposição “29 Anos de Artes Visuais: Luiz Arthur Montes Ribeiro”. A ser inaugurada em evento para convidados nesta terça-feia, 5 de novembro, mesmo dia do aniversário de 60 anos do artista, a exposição fica em cartaz de 6 de novembro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020 no espaço Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte (LAMR), adjunto ao Instituto Montes Ribeiro.
 “O processo criativo é algo fabuloso. Na nossa mente, o espectro é algo que não tem fim, o desafio é transportar as cores que enxergamos para as telas”, revela Montes Ribeiro. “Para mim, a literatura e as artes visuais têm uma relação intrínseca. Meu processo criativo parte da escrita, primeiro vem o poema, depois o desenho, então a pintura em acrílica, o nanquim e a escultura”, conta o artista, que já tem 9 livros publicados.
A exposição “29 Anos de Artes Visuais” reúne a produção de Montes Ribeiro desde 1990, quando iniciou sua produção profissional, até o momento. São 60 obras de 6 séries produzidas pelo artista neste período, todas disponíveis para comercialização: Borboletas, Araucárias, Jardins Imaginários da Minha Solidão, Arvoredos, Peixes e Flores. Entre elas, duas telas novas da série Borboletas e uma da série Araucárias.
 “Entre estas 60 obras, há várias inéditas, que optei por mostrar nesta exposição porque falam muito de meu trabalho e de minha vida, visto que também celebro meus 60 anos com esta exposição. É toda uma história de vida dedicada à arte. Comecei com a escrita, por volta dos 10 anos. Escrevia muitas cartas. Depois, aos 13, já comecei a desenhar e então a pintar. Estudei com grandes mestres nas mais variadas artes em que imergi. Para mim, este trânsito entre as diversas modalidades artísticas é muito importante”, salienta.
Serviço
EXPOSIÇÃO “29 ANOS DE ARTES VISUAIS: LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO”
Artista: Luiz Arthur Montes Ribeiro
Abertura: 05/11, 18h às 21h
Visitação: 06/11/19 a 28/02/2020, quintas e sextas-feiras, 14h às 20h*
Local: Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte
Endereço: Av. Vicente Machado, 160, 4º andar, Cj. 43, Centro
                   Edifício Neudes Calixto
Contatos: (41) 99920-7349 galeriadearte@luizarthur.com.br
Facebook: @galeriadearteluizarthurmontesribeiro
Instagram: @luizarthurmontesribeiro
Twitter: @MontesLuiz
* Visitas sempre sob agendamento com a galeria.
Fotos: Divulgação