Pular para o conteúdo principal

11ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro em Garibaldi SC

11ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro, que acontece de 16 a 18 de outubro, na Capital Brasileira do Espumante, atinge número recorde de amostras. 

Encerradas as inscrições, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) comemora os primeiros resultados do 11º Concurso do Espumante Brasileiro. Numa adesão histórica recorde, o evento registra 367 amostras inscritas por 88 vinícolas de sete estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), números nunca antes atingidos pelo concurso. O evento acontece de 16 a 18 de outubro, no Hotel Dall’Onder SKI, em Garibaldi (RS), integrando a programação da Fenachamp.
 O crescimento em relação a edição anterior, de 2017, foi de 20%, saltando de 308 para 367 amostras. O número de vinícolas também aumentou de 80 para 88, o que demonstra que os espumantes são aposta do setor. “Atingimos nossa expectativa e estamos muito felizes, pois além de um desempenho histórico na trajetória do concurso, temos certeza de que a qualidade e a diversidade aparecerão no resultado. Afinal, o espumante brasileiro é reverenciado mundialmente e o Concurso do Espumante Brasileiro vem reforçar isso, sendo a maior vitrine da bebida”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
 Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.
A premiação será realizada no CTG Sentinela da Serra, junto a Fenachamp. Enólogos, sommeliers e jornalistas especializados integrarão o júri, que terá a missão de eleger os melhores espumantes nacionais.
Fotos: Divulgação