Programa saboroso para este sábado 14 de setembro: 2ª Queima do Alho de Curitiba no Canabenta

Churrasco no fogo de chão é destaque no evento gastronômico e cultural com inspiração tropeira.     
Será neste sábado, dia 14 de setembro, a segunda edição da Queima do Alho de Curitiba, um evento de churrasco fogo de chão que remete às tradições tropeiras. Promovido pelo bar CanaBenta, do chef Délio Canabrava, o evento acontece das 11h30 às 17 horas, no estacionamento do bar, numa área de 400m². Inspirada na cultura e gastronomia dos peões boiadeiros, a Queima do Alho é realizada no Sudeste e Centro Oeste há mais de 200 anos. Por isso, é considerada o mais antigo evento gastronômico do Brasil.
Neste sábado, quem for à Queima do Alho de Curitiba vai poder se deliciar com pratos típicos da culinária tropeira.  Vai ter Costela no Fogo de Chão, Carneiro Assado, Varal de Carnes, Leitão Assado e Filé assado. Para acompanhar, Arroz Carreteiro, Feijão Tropeiro e Farofa de Carne Seca. O prato, incluindo uma carne e os acompanhamentos, vai custar R$ 35. Não poderiam faltar, conforme a tradição, café e cachaça. E, claro, cerveja e chope. De sobremesa, doces e sorvetes da esposa de Délio, Renata Canabrava, dona da confeitaria Banoffi.  Vários chefs de cozinha estarão participando, cada qual responsável por um preparo diferente. Além do próprio Délio Canabrava, estarão presentes o mestre assador Leandro Hess, preparando a costela; Rodger Weiss, da Casa Weiss, no arroz a carreteiro;  Alê Gonçalves, do restaurante Pistache, no feijão tropeiro; Fernando Matsuchita, do Peruano, com a farofa de carne seca; Rafael Kula e José Adônis,  do Quittuto, no varal de carnes e cordeiro.A música ao vivo está garantida com o músico Zumzera, atração bem conhecida nas festas de peão, inclusive em Barretos.  O evento é pet friendly e haverá espaço para os ciclistas acomodarem as bikes. A expectativa é receber cerca de mil pessoas.
O que é Queima do Alho?
Mas por que “Queima do Alho”? É que quando os boiadeiros começavam a fazer as refeições, eles jogavam o alho dentro da panela quente e o cheiro subia e se espalhava. Os peões se orientavam pelo aroma e assim todos falavam que havia começado a queima do alho: “comida à vista”! A festa mais conhecida de Queima do Alho acontece todos os anos em Barretos (SP), durante a badalada Festa do Peão de Boiadeiro. Ali o formato é de concurso, no qual os juízes escolhem a melhor comitiva na apresentação de prato típico. Neste ano, Délio Canabrava esteve lá conferindo todos os detalhes da festa e garante que a de Curitiba vai seguir as principais tradições. “Nossa ideia é fazer um evento de churrasco caipira tipicamente brasileiro, com o nosso jeito”, diz ele. A família mineira e o avô do Délio, cozinheiro de comitiva, foram algumas das inspirações para a decoração e o cardápio do Bar CanaBenta e nada mais natural que promover essa cultura em Curitiba num evento único.
Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook:  https://www.facebook.com/queimadoalhocuritiba/
Serviço
2ª Queima de Alho Curitiba
14 de setembro - sábado, das 11h30 às 17h
Local : estacionamento do Bar CanaBenta
Rua Itupava, 1431
Entrada gratuita
 Fotos: divulgação.

Comentários