Pular para o conteúdo principal

II Festival Mar e Monte no restaurante rural da Salumeria Monte Bello encerra no dia 28 de setembro

Dia 28 de setembro acontece o encerramento do II Festival Mar e Monte, no restaurante rural da Salumeria Monte Bello.
Durante o mês de setembro, os restaurantes A Ostra Bêbada, Central do Abacaxi e Porcadeiro estão servindo pratos criados especialmente para o evento, combinando embutidos e frutos do mar. Muito comum em terras Mediterrâneas, esta combinação serviu de inspiração para o Festival, porém utilizando nossos ingredientes da Serra do Mar do Paraná. As casas também trazem para o evento a banana, o palmito, temperos e até costumes regionais.
Para o encerramento, uma grande celebração irá acontecer no restaurante rural da Salumeria Monte Bello, em meio à exuberante Mata Atlântica. Os chefs Marcelo Empinotti e Lucas Cintra irão preparar um menu imperdível! Além da já consagrada mesa de antepasto, com os embutidos da Monte Bello, queijo e pão artesanal, as estrelas do evento serão o Porco Moura à Paraguaia (desossado e assado inteiro) e muuuuitas ostras fresquíssimas de Guaratuba, com Lardo da Graciosa (também feito porco Moura pela Monte Bello). Outros acompanhamentos serão elaborados com os ingredientes dos produtores agroecológicos da região de Quatro Barras, conforme a proposta do restaurante, que a quatro anos trabalha com a proposta de valorização dos alimentos da Serra do Mar, sempre com um menu surpresa, respeitando o que a terra oferece a cada estação.
O casal idealizador destes eventos, Marcelo Empinotti e Lai Pereira, chega à 33ᵃ edição de seus almoços. “A ideia surgiu em 2016, em princípio para atender a demanda de pessoas interessadas na produção dos embutidos. Como a produção é familiar, com uma equipe muito enxuta, não conseguíamos parar para atender os visitantes de forma adequada. Assim, resolvemos então abrir 4 vezes no ano, uma vez a cada mudança de estação, especialmente para valorizar os ingredientes de cada época, combinando com os embutidos.”, lembra Marcelo. Além disso, “já na proposta inicial, acreditamos que fortalecer a rede de produção de alimentos da Serra do Mar, com foco em quem está na Estrada da Graciosa produzindo de forma agroecológica, seria ainda mais verdadeiro para o crescimento da região. A ideia de convidar um chef a cada almoço foi justamente de aproximar os cozinheiros da cidade e os produtores rurais, um elo que praticamente não existia quando começamos. Vemos hoje que o que plantamos gerou frutos e fortaleceu a rede de trabalho da região da Mata Atlântica com Curitiba”, complementa Lai. A aceitação e adesão à proposta foi tão positiva que a partir de 2017 os almoços passaram a ser mensais, até o momento atual.
Para esta edição, os ingredientes irão chegar de Guaratuba, Morretes, Piraquara e Quatro Barras. Um verdadeiro banquete de raiz, valorizando os alimentos e os produtores rurais da Mata Atlântica.  Venha você também fazer parte desta celebração!
SERVIÇO
Local: SALUMERIA MONTE BELLO. Av. Dom Pedro II, 6457. Quatro Barras – PR. (DICA: Para chegar ao local, digita “Salumeria Monte Bello” no Waze ou no GoogleMaps. Se digitar o endereço vai para outro local.)
Reservas e informações: (41)99722-0209
Valor por pessoa: R$98,00. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos, valor de R$50,00. (No valor está inclusa a entrada dos antepastos, todos os pratos quentes, sobremesa, sucos, água e café. Bebidas alcoólicas à parte. Não trabalhamos com refrigerante.) As reservas devem ser feitas com antecedência, mediante depósito antecipado.