Pular para o conteúdo principal

Inverno: aprenda receitas quentinhas e econômicas para se deliciar neste frio

 Chefe de cozinha dá dicas para se manter saudável e dar um alívio para o bolso neste inverno.
A estação mais fria do ano chegou e com ela as comidas mais quentinhas tomaram conta do cardápio das famílias brasileiras. Sopas, caldos, canjas, chás e fondues são comuns nas mesas durante o inverno. No entanto, manter uma alimentação saudável nesta época é uma tarefa nem sempre tão simples, pois é quando costumamos comer comidas mais pesadas, com elevadas quantidades de calorias por porção.
"É possível se manter saudável comendo uma massa quentinha e deliciosa com um molho de tomates caseiro, por exemplo. Para os doces também vale a regra de não exagerar. O chocolate quente pode ser feito com chocolate meio amargo ao invés de achocolatado, que já vem bastante adoçado." explica a chefe de Cozinha, Monica Dias.
Durante este período as pessoas costumam ficar mais tempo em casa e também precisam se preocupar com o aumento dos gastos, não apenas dos alimentos, mas também do botijão gás utilizado para cozinhar. Um aplicativo, no entanto, vem ajudando os consumidores a fazer economia e ter um grande alívio para o bolso. O Chama permite que consumidores encontrem gás de revendedores credenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), pelo melhor preço e próximo de suas casas.
"Com todas as oscilações de preços do gás nos últimos tempos e tantas diferenças de valores entre um revendedor e outro, é importante que as pessoas tenham acesso a uma ferramenta que permita comparar e economizar. Além disso ainda tem a questão da qualidade e segurança e no Chama todos os revendedores são regulamentados pela ANP" afirma o diretor de marketing do Chama, Otávio Tranchesi.
Para dar uma ajudinha no preparo de alimentos saborosos e saudáveis, a chefe Monica Dias, responsável pelo cardápio do Benta Cozinha, São Paulo,  ensina duas receitas perfeitas para o inverno com ingredientes baratos e que ainda não exigem muito do botijão de gás. Confira:

Sopa coringa de abóbora
Rendimento: 4 porções
300 gramas de abóbora japonesa (também conhecida como cabotiá) em cubos, sem casca e sem sementes
300 gramas de abóbora moranga em cubos, sem casca e sem sementes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picada
1/2 colher (sopa) de gengibre ralado (opcional)
2 xícaras (chá) de caldo de legumes (veja como fazer seu próprio caldo de legumes)
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara de castanhas da sua preferência picadas (nozes, castanha de caju, castanha do Pará) + 1 colher (sopa) de azeite de oliva
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
DICA: Comece preparando o caldo de legumes. É bem simples e você pode usar os vegetais que tiver em casa, inclusive cascas de legumes e talos de verduras, que iriam para o lixo. Lembre-se de lavá-los bem antes.
1 cebola cortada em pedaços grandes
1 cenoura média cortada em rodelas
1 folha de louro
1 dente de alho amassado
Talos de salsinha
Preparo do caldo:
Junte os vegetais com 5 xícaras de água e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Coe e, caso não use tudo na hora, congele em potes ou forminhas de gelo para ter sempre à mão. Você pode usar esse caldo no lugar de água para preparar arroz, risotos, carnes e sopas. Fica muito saboroso e é mais saudável que os caldos prontos.
Preparo da sopa:
Em uma panela, refogue a abóbora e a cebola no azeite até começar a dourar. Junte o gengibre e frite por 1 minuto. Adicione o caldo de legumes e deixe ferver. Cozinhe, com a tampa semi aberta, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até que a abóbora fique bem macia. Bata a abóbora no liquidificador, juntando o caldo aos poucos, até obter um creme homogêneo. Volte tudo à panela, acrescente o leite e leve ao fogo até aquecer. Se preferir uma sopa mais espessa, deixe um pouco mais. Tempere com sal e pimenta. Enquanto a sopa finaliza, frite levemente as castanhas e o azeite numa frigideira, só para dourar. Sirva a sopa em cumbucas e polvilhe as castanhas. As castanhas são opcionais e trazem crocância à sopa. Pode substituir por cubinhos de pão de forno (4 fatias) também fritos no azeite.
Essa sopa é um coringa porque a abóbora pode ser substituída por couve-flor, milho ou brócolis.
Tortinha de maçã
Rendimento: 4 porções
4 discos de massa pronta para pastel de aproximadamente 10cm
2 maçãs
Suco de meio limão
Raspinhas de limão
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de amido de milho
Canela a gosto
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Em uma tigela, misture o suco e as raspas do limão, o açúcar, a canela e o amido de milho. Descasque as maçãs, corte-as em fatias e as fatias em cubos. Envolva nessa mistura. Cozinhe as maçãs e todo esse líquido por cinco minutos após começar a ferver, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar. Pré aqueça o forno (temperatura média). Arrume os discos de massa em forminhas para torta ou empada e divida o recheio entre eles. Misture com a ponta dos dedos a farinha e a margarina até formar uma farofinha. Faça pequenos montinhos e coloque sobre o recheio. Asse por dez minutos ou até essa farofinha ficar dourada. Sirva quentinha.
Sobre o aplicativo Chama
Disponível no Google Play e na App Store, o Chama é um marketplace que conecta revendedores de botijões de gás a clientes. Lançada em dezembro de 2016, a empresa reúne em um único ambiente mais de 2.000 revendedores regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em apenas alguns cliques o usuário pode solicitar o serviço oferecido pela empresa e escolher o fornecedor que mais lhe agradar – selecionando informações como: valor cobrado, tempo de entrega e marca do produto. O serviço está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
Fotos: divulgação.