Pular para o conteúdo principal

Guilherme Balbino foi o grande vencedor do 1º Desafio Paranaense de Sommeliers

 Na última semana, a cidade de Curitiba sediou o 1º Desafio Paranaense de Sommeliers. Promovido pelo curso de formação de Sommelier do Centro Europeul, o evento reuniu profissionais de diversas cidades do Paraná, que se enfrentaram em uma competição de duas etapas que avaliou conhecimentos práticos de vinhos, técnicas de degustação, análise sensorial, conhecimentos em harmonização enogastronômica e serviço do vinho.
 Em uma disputa acirrada, a competição consagrou o curitibano Guilherme Balbino como 1º Campeão Paranaense de Sommeliers. Profissional formado pelo próprio Centro Europeu, em 2012, Balbino iniciou sua jornada na profissão há 8 anos quando teve a oportunidade trabalhar em uma loja Vino! e se apaixonou pelo segmento. Hoje, além de ser sommelier e gerente de compras da Box 41 Vinhos, o profissional é membro cofundador da confraria Miracolos, formada somente por profissionais do vinho na capital paranaense e colaborador técnico dos vinhos Lote18, de produção da vinícola argentina Fournier (atualmente Alfa Crux Vineyerards), de Mendoza. "Em um mercado em franca expansão em todo Brasil, a carreira de sommelier é marcada por muitos estudos e experiências", comenta Guilherme Balbino.
 Com avaliações às cegas que submetiam o competidor a identificar o país de origem, tipo de uva e processo de produção e testes de harmonização de acordo com a ocasião, o desafio prestigiou todas as qualidades dos participantes, que surpreenderam o júri pelo altíssimo nível. "Sabíamos que a disputa seria dura, pois contávamos com a participação de profissionais de destaque na área. E mesmo considerando a dificuldade das provas e o nível de habilidade competência que elas exigiam, o grau de conhecimento técnico apresentado pelos candidatos foi impressionante. Estamos extremamente felizes com o resultado", comenta Thays Ferrãocoordenadora do curso do Centro Europeu e organizadora da competição.
Os participantes foram avaliados por um júri técnico formado por grandes especialistas do mercado nacional, entre eles Alcioni Dümes, André Porto, Diego Arrebola, Guilherme Rodrigues, Jussara Voss, Patrícia SkviraRaphael Zanette e Sandra ZottisA competição contou, também, com o apoio de entidades nacionais (IBRAVIN e Vinhos do Brasil), importadoras (Rootstock Vinhos, Grand Cru,  Meritage Import, Wine Brands,  Total Vinhos, Adega Boulevard, Vino! e Magnum Importadora), vinícolas (Franco Italiano, Família Fardo, Araucária, Legado, Cave Colinas de Pedra, Cave Geisse e Casa Valduga) e apoiadores locais (Garbo Locações, Revista Vinícola e Rede Festval).
Fotos: Divulgação