Vinhos de Portugal inicia roadshow 2019 em Curitiba

Produtores reconhecidos pela maestria nos blends são parte de uma programação que reúne degustação, seminário e entretenimento.
No próximo dia 8 de abril, Curitiba dará a largada para o evento Vinhos de Portugal Roadshow 2019, que terá como cenário o centro convenções do Radisson Hotel. A programação garante a experiência completa aos participantes, uma vez que mescla degustação, jogos e seminários a uma exímia seleção de 110 rótulos elaborados a partir das 250 castas autóctones de uvas brancas, tintas e rosadas daquele país. Tamanha variedade de uvas inspirou e consagrou os produtores portugueses ao status de mestres em fazer assemblages únicos, que harmonizam com a rica culinária portuguesa, assim como com cozinhas de diferentes países.
Segundo a especialista Sandra Zottis, que será a oradora do masterclass especial sobre Vinhos Portugueses, o Brasil é um mercado importante para os vinhos portugueses, que são elaborados com as uvas típicas do país, contrariando as clássicas uvas francesas. “Para o consumidor, os rótulos também apresentam a melhor relação preço x qualidade da Europa”. Nesse quesito, aliás, Sandra aponta que os vinhos portugueses só ficam atrás dos sulamericanos. “A elegância e delicadeza dos blends conquistaram o paladar dos curitibanos. Hoje, dos europeus, os vinhos portugueses são os mais comercializados”, afirma categoricamente.
Patrimônio vivo
Uma indicação segura do ponto de vista da tradição, os portugueses produzem vinhos desde 2000 a.C e trazem gerações que investiram pesado em tecnologia para aprimorar o processo de vinificação. Além disso, a conjunção entre diferentes microclimas e solos, transformou Portugal em um território capaz de oferecer mais de duas centenas de castas autóctones que evidenciam as influências de cada região. A casta Arinto, por exemplo, destinada a espumante graças a uma acidez viva carrega um forte caráter mineral e um alto potencial de envelhecimento. Essa uva branca consegue um caráter mais frutado (maçã verde, lima) na região do Tejo e Alentejo, quando comparada à região de Bucelas, onde predomina. Já a Touriga Franca é a casta mais plantada no Douro, tem um extenso ciclo vegetativo que garante a cor vermelha intensa, com forte concentração de taninos. A Touriga é muito usada no Vinho do Porto.
Produtores
Participam do Roadshow 2019 os seguintes produtores: Aveleda, Casa Agrícola HMR, Casa Relvas, Enoforum - Grupo Carmin, Esporão, Quinta do Castro, Cartuxa – Fundação Eugenio de Almeida, Ségur Estates, Herdade Tinto e Branco, José Maria da Fonseca, Quinta das Arcas, Quinta do Vallado, Dona Maria - Julio Bastos, Monte da Ravasqueira, Sogrape Vinhos com a Casa Ferreirinha, Herdade do Peso, Mateus, Gazela, Porto Ferreira e Vidigal Wines.
SERVIÇOS
Degustação dos Vinhos de Portugal 2019 em Curitiba
Data: 08 de abril
Local: Hotel Radisson Curitiba - Av. Sete de Setembro, 5190, Batel.
Horário: das 16h às 21h para profissionais convidados e das 18h30 às 21h para consumidores.
Masterclass (palestra com degustação): das 15h30 às 16h30h - evento limitado a 30 profissionais do setor.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/roadshow-2019-vinhos-de-portugal-curitiba__467425 (leve o comprovante impresso ou pelo celular).

Link exclusivo para profissionais do setor de vinhos. Acesse para saber mais sobre a inscrição:

Fotos: Divulgação

Comentários