Pular para o conteúdo principal

5 centros culturais pelo mundo para se conhecer

Espaços de cultura pelo mundo são lugares que geralmente refletem criatividade e autenticidade que o próprio termo “cultura” nos remete.
Sendo assim, é possível encontrar pelo mundo centros culturais que são por si só uma obra de arte e arquitetura, além de receberem exposições, peças de teatro, cursos e tudo que possa fortalecer e incentivar a cultura local.
Confira agora a lista de 5 centros culturais pelo mundo que a plataforma colaborativa Lugares Pelo Mundo fez:

Bunjil Place - Austrália (Crédito da foto: Trevor Main)
O nome do local é uma tentativa de resgate de identidade do país. Isso pois Bunjil, de acordo com os aborígenes nativos, é uma divindade criadora.  
E é exatamente esse o objetivo do local, ser um ponto de encontro de criatividade, entretenimento e comunidade. Buscam inspirar o inovador, experimentar o novo, redescobrir o passado, ser entretido pelo talento, sentir-se desafiado por diferentes ideias e engajar-se na cultura e celebrar o pertencimento à comunidade.  
 Alserkal Avenue - Emirados Árabes Unidos (Crédito da foto: Mohamed_Somji) -
A avenida consiste em um conjunto de armazéns que são espaços públicos destinados a colaboradores de diversas disciplinas artísticas.
Esse é considerado o centro de arte mais importante da região. O objetivo do local é incentivar e apoiar o cenário artístico.
Foi criado em 2007 e desde então tem desenvolvido um trabalho de promoção e suporte de uma comunidade criativa no país, por meio do estímulo ao diálogo e compartilhamento de ideias.

 Heydar Aliyev - Azerbaijão (Crédito da foto: Iwan_Baan)
Se te dissermos para pensar em um país moderno, dificilmente você fará a associação com Azerbaijão. E é aí que temos belas surpresas. Entre elas esse Centro Cultural que se tornou referência mundial.
Construído para ser a representação real e símbolo do país como uma nação moderna e que aprecia seus valores.  
O logotipo do Heydar Aliyev Center também representa um reflexo dessa ideia. E sinaliza as aspirações de futuro do Azerbaijão, o progresso e o futuro do país.  Assim como o slogan do local também se baseia na mesma ideia: "Para o futuro com valores!".
 Zeimuls - Letônia (Crédito da foto: Jevgenij Nikitin, Janis Mickevics, Ingus Bajars)
Aberto desde 2012, o local funciona como um centro de serviços criativos. As atividades são focadas nos jovens e crianças.
Além de ser um ponto de desenvolvimento para jovens, trabalha também com as famílias, e por meio de aulas, eventos e atividades visa a preservação e promoção de valores familiares.
Apesar do objetivo do espaço ser atender a comunidade local, também está aberto para visitas e há atividades para turistas.
A/D/O - Estados Unidos (Crédito: Matthew_Carbone)
O local é um antigo armazém que foi convertido em um espaço para troca criativa. O centro estimula novos trabalhos criativos  e busca construir um ponto de encontro para aqueles que desejam se tornar pioneiros de diversas áreas e origens.
A pretensão é a troca. E com o pensamento colaborativo alimentar o design, arte e inovação.
Você adicionaria outro centro cultural a essa lista? Envie sua história e sua dica faça parte dos Amigos Lugares Pelo Mundo.